
Nesta quinta-feira (06), a Polícia Militar do Espírito Santo celebra 182 anos de existência. Para comemorar a data, a Instituição preparou uma solenidade militar pela manhã, e no período da tarde uma megaoperação policial em todo o território capixaba.
Fundada em 06 de abril de 1835, a PMES comemora seu aniversário com uma cerimônia militar realizada no auditório do Quartel do Comando-Geral, em Vitória.
Por ocasião da festividade, tradicionalmente a PMES homenageia seus policiais com as medalhas “Valor Policial Militar”, que enaltecem o mérito profissional de militares que dedicaram suas vidas à sociedade por 28, 20 e 10 anos.
Outro ato que vai marcar a solenidade é a promoção de oficiais combatentes, conforme nova legislação que regulamenta a ascensão aos postos do oficialato nesse quadro. De acordo com a lei complementar nº 848/17, o dia do aniversário da PMES é uma das datas escolhidas, no decorrer de cada ano, para que aconteçam novas promoções de oficiais.
O evento contará com a participação de inúmeras autoridades civis e militares, entre elas, o governador Paulo Hartung, o secretário de Segurança Pública, André Garcia, e o comandante-geral da PMES, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho.
Durante o evento, o chefe do executivo estadual irá assinar um projeto de lei, que será encaminhado à Assembleia Legislativa, para aprovação do bônus pecuniário – incentivo destinado aos policiais responsáveis por apreensões de armas de fogo. O governador realizará ainda a entrega oficial de 53 novas viaturas à PMES.
No período vespertino, a Polícia Militar também realizará uma operação denominada “Seis de Abril”.
A ação, que será comandada pelo comandante-geral, coronel Nylton, e coordenada pelos Comandos de Polícia Metropolitano, Norte, Sul, Noroeste e Serrano, tem como propósito ratificar a missão constitucional de polícia ostensiva e preservação da ordem pública.
A Polícia Militar realizará a operação “Seis de Abril”, que consistirá no empenho operacional de todo o seu efetivo administrativo e operacional disponível em todo o território capixaba nos diversos processos e modalidades de policiamento.
As blitzen, os pontos bases e cercos táticos, além de abordagens a veículos e pessoas, serão realizados a partir das 15h.
A PMES, por meio de seus policiais militares, reitera o compromisso de, integralmente, servir e proteger a sociedade capixaba.
Comente este post