Içami Tiba foi um psiquiatra, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar, e palestrante brasileiro. Nasceu em 15 de março de 1941 e morreu em dois de agosto de 2015 aos 74 anos. Professor em diversos cursos no Brasil e no exterior, ele criou a Teoria da Integração Relacional, que facilita o entendimento e a aplicação da psicologia por pais e educadores.
Em seu livro “Pais e Educadores de Alta Performance” – lançado pela Editora Saraiva em fevereiro de 2017, Içami Tiba fala de como pais que não impõem regras e disciplinas aos filhos, geram adultos que serão sustentados pelo resto da vida.
A obra reúne mais de 40 anos de reflexões de Içami Tiba sobre a educação de crianças e jovens no Brasil e no exterior. O psiquiatra, educador e psicodramatista tornou-se uma das maiores autoridades nas relações família-filhos-escola – com seus 30 livros, mais de 3500 palestras e mais de 78 mil atendimentos clínicos. Esta obra vem somar-se aos seus best-sellers anteriores, como “Quem Ama, Educa! Família da Alta Performance” – e vários outros – para ampliar o que é essencial para a vida contemporânea, tão cheia de desafios: uma educação equilibrada, cuja responsabilidade inalienável, da família e da escola, construirá adultos felizes, éticos e competentes.
Pais e professores que construírem tais cidadãos estão formando a sociedade do futuro, plena de civilidade e sabedoria. Quando deixamos de ensinar, estamos construindo a ignorância e impedindo nossas crianças e jovens de dar o “Passo Além” – princípio que juntos devemos trilhar para a mais “Alta Performance” diante da vida.
Içami Tiba elaborou 31 frases que revelam os erros cometidos pelos pais:
1. Fazer pelo filho o que ele próprio pode fazer sozinho;
2. Deixar de cobrar obrigações que ele tem de cumprir;
3. Engolir contrariedades, respostas mal-educadas, desrespeito aos outros;
4. Permitir que o filho imponha suas vontades inadequadas a todos;
5. Concordar com tudo o que o filho faz e diz só para não contrariá-lo;
6. Acreditar que “o filho não mente” ou “ele nem sabe o que faz”;
7. Permitir que o filho gaste o dinheiro do lanche em outras coisas;
8. Assumir para si as responsabilidades sobre o que o filho faz;
9. Silenciar quando percebe que o filho falsificou a assinatura dos pais;
10. Repetir muitas vezes a mesma ordem;
11. Dar tapas ou “surras pedagógicas”;
12. Ser conivente com suas delinquências;
13. Aceitar notas baixas, tarefas feitas de qualquer jeito;
14. Terceirizar a educação dos filhos;
15. Ignorar o lixo que o filho jogou no chão;
16. Permitir que os filhos dentro de casa façam o que não devem fazer no ambiente social;
17. Incentivar a tirar proveitos pessoais de qualquer vantagem que tiver;
18. Justificar as falhas dos filhos como erros dos outros;
19. Tolerar mentiras, traições, pequenos furtos etc;
20. Minimizar o cumprimento de regras, ordens e combinações estabelecidas;
21. Inventar desculpas por falhas próprias;
22. Mudar as regras existentes para favorecer os filhos;
23. Permitir que experimentem drogas;
24. Fingir que não percebeu a ingratidão e o abuso que os filhos cometeram;
25. Instigar superioridade religiosa, financeira, familiar, sexual etc;
26. Dividir o mundo em pessoas espertas e burras;
27. Ser cúmplice ou conivente nas transgressões e contravenções dos filhos;
28. Colocar o filho acima de tudo e de todos;
29. Ajudar o filho a “colar” nas provas;
30. Fazer a lição de casa do filho;
31. Ameaçar ou agredir professores ou pais dos amigos do filho por erros que são dele.
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