
Esta semana o prefeito Lubiana Barrigueira anunciou mudanças na programação do Natal deste ano em Nova Venécia. A novidade foi revelada durante a entrevista coletiva, concedida à imprensa, na última quinta-feira. A proposta do prefeito faz parte do projeto de turismo do município. Barrigueira disse que, em 2017, a cidade de Nova Venécia vai começar a desenvolver um novo conceito de festa natalina. Para renovar o Natal veneciano ele buscou inspiração no Natal Luz, da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.
Promovido pela Prefeitura de Gramado, na Serra Gaúcha, o Natal Luz é, simplesmente, o maior evento de Natal do mundo, atraindo mais de dois milhões de turistas todos os anos para se encantarem com seus espetáculos e atrações. E para tornar tudo realidade centenas de artistas dentre bailarinos, cantores, músicos, atores, produtores e diretores, transformam Gramado em uma cidade mágica para a temporada de Natal.
O Natal Luz de Gramado vai comemorar 32 anos em 2017. Com mais de 500 apresentações, a maioria gratuita, o Natal Luz vem se reinventando a cada edição, atraindo tanto crianças, cujo encantamento diante do “Bom Velhinho” é contagiante, quanto adolescentes e adultos de todas as idades, interessados em ver os espetáculos de luzes, cores e magia e conhecer (ou revisitar) a cidade turística, famosa, entre outras coisas, por seu aclamado festival de cinema anual. No ano passado, foram cerca de dois milhões de visitantes.
Segundo Barrigueira, a inspiração veio durante uma viagem à Argentina e ao Chile, quando ele conheceu o ex-prefeito de Gramado. A viagem teve o objetivo de apresentar a sua experiência como “Prefeito Empreendedor”, premiado pelo Sebrae.
Durante a coletiva de imprensa, o prefeito veneciano enumerou as potencialidades turísticas do município lembrando que este é um nicho que, ainda, tem muito a ser explorado e que pode contribuir para o desenvolvimento de Nova Venécia.
A determinação do prefeito é tanta que, segundo ele, tão logo voltou da viagem pelos dois países da América do Sul, ele constituiu um orçamento preliminar e criou a “poupança do natal”, com vistas a iniciar um novo conceito de festa natalina em Nova Venécia. Seu intento é criar uma identidade que torne a cidade conhecida e que desperte o interesse de visitantes.
O prefeito disse que gosta do nome “Natal Luz”, de Gramado, mas que para se criar uma identidade é necessário um nome original. Assim, ele pediu auxílio da imprensa para divulgar a ideia a fim de construir um nome que represente a marca do natal veneciano. O jornal Correio9 já abraçou a ideia e sugere um concurso nas escolas do município.
Ao final, em tom de otimismo, Barrigueira afirmou que em 2017, Nova Venécia terá a maior decoração e o maior Natal de sua história. “Quero trabalhar para que as pessoas se unam e para que todos os venecianos se orgulhem da festa que vamos fazer juntos”, finalizou.
Comente este post