Com a implantação da Estação de Tratamento de Água em Guararema no início deste mês, a população do distrito agora tem acesso a água potável, dentro dos padrões de qualidade para o consumo humano.
De acordo com o coordenador Especial de Tratamento de Água para o Interior, da Prefeitura de Nova Venécia, Anísio Alves dos Santos, com a utilização do clarificador e dos filtros, a água está 100% potável e segura para o consumo dos moradores: “Antes das adequações, a água não estava totalmente potável, podendo ocasionar riscos à saúde humana. Com a estação, o tratamento completo garante a potabilidade da água”.
O funcionamento da estação foi possível com a intervenção do vereador Mir de Guararema (PDT), que após ouvir as demandas dos moradores reclamando da falta de água tratada, solicitou apoio do deputado estadual José Esmeraldo (PMDB) para resolver o problema.
O material, composto por carvão e areia, é utilizado para o tratamento da água para os mais de 450 habitantes de Guararema, que estavam há seis anos sem acesso à água tratada.
Preocupados com a situação de vulnerabilidade de outras áreas rurais que ainda não têm acesso à água tratada, o vereador Mir de Guararema e o deputado José Esmeraldo se reuniram com os moradores de Cedrolândia, na sexta-feira, 21, para buscar soluções para o problema da qualidade da água na região. Ficou agendada uma nova reunião na localidade para agosto com a diretora da Cesan, Sandra Silli.
“Água é vida, é saúde, temos que levar água de qualidade para os nossos moradores. Vamos lutar também por água tratada para São Gonçalo e outros locais do interior de Nova Venécia”, afirmou Mir de Guararema.

Comente este post