segunda-feira, 20 maio, 2024

“Lua Minhoca” chegará ao pico de iluminação nesta terça-feira (7)

Lua cheia de março atingirá o pico de iluminação nesta terça-feira (7); nome de "minhoca" foi dado por tribos nativas americanas

PUBLICIDADE
Auge
CONTINUA
LUA MINHOCA em Mumbai, na Índia, em 2020. Photo by Pratik Chorge/Hindustan Times via Getty Images

A Lua cheia irá iluminar o céu nesta terça-feira (7), e coincide com outra oportunidade especial para os observadores.

Chamada de “Lua Minhoca” por tribos nativas americanas, em referência a diferentes criaturas emergindo de seus esconderijos de inverno para dar as boas-vindas à primavera (nos EUA), a Lua de março atingirá o pico de iluminação hoje, de acordo com o Old Farmer’s Almanac.

PUBLICIDADE
Wizard 2024
CONTINUA

No Brasil, também será possível observar à Lua cheia.

PUBLICIDADE
Maio Amarelo
CONTINUA

No entanto, alguém olhando para cima no momento certo também poderá captar um outro fenômeno planetário.

“O que é um pouco mais interessante agora, e também visível esta noite e esta semana, é o posicionamento próximo e proeminente de Vênus e Júpiter no céu ocidental logo após o pôr do sol”, disse Mike Hankey, gerente de operações da American Meteor Society. “A palavra astronômica para isso é conjunção. Esses planetas estarão se pondo quando a lua estiver nascendo, então eles só serão visíveis por cerca de uma hora ao pôr do sol, perto do horizonte oeste”.

Um eclipse solar anular ocorrerá em 14 de outubro, e será visível na Américas do Norte, Central e do Sul. É quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, quando a Lua está no ponto mais distante da Terra ou próximo a ela – fazendo a Lua parecer menor que o Sol e criando um anel brilhante ao redor da Lua.

Um eclipse lunar penumbral – quando a Lua se move através da penumbra, a parte externa e fraca da sombra da Terra – ocorrerá em 5 de maio para aqueles que vivem na África, Ásia e Austrália.

Em 28 de outubro, um eclipse lunar parcial poderá ser visto por pessoas na Europa, Ásia, Austrália, África, partes da América do Norte e grande parte da América do Sul. É quando o Sol, a Terra e a Lua não se alinham completamente, então apenas parte da Lua passa para a sombra.

Source: CNN
Agenda 2024 Colina

Comente este post

Padaria Barollo (Publicidade)
Agenda Colina

RECENTES

Auge