
O Espírito Santo é o maior produtor de café conilon do Brasil, responsável por entre 75% e 78% da produção nacional. A fim de discutir as tecnologias pós-colheita e oportunidades na comercialização, entre outros, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza, nesta quarta-feira (19), às 12h, no auditório da Fazenda Experimental em Marilândia, o encontro de produtores de café conilon.
O evento vai contar com as palestras sobre tecnologias da produção de cafés superiores, e também sobre estudos e resultados em pós-colheita, ministradas pelos extensionistas do Incaper, Fabiano Tristão Alixandre e Marcone Comério. Após as palestras será realizada uma mesa redonda com os participantes.
CAFÉ CONILON
O Estado é referência brasileira e mundial no desenvolvimento da cafeicultura do conilon, com uma produtividade média que já alcançou 35 sacas por hectare (sc/ha). Muitos produtores tecnificados chegaram a colher mais de 100 sc/ha. A produtividade evoluiu muito nos últimos 25 anos, graças às tecnologias desenvolvidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com diversas instituições.
Os maiores produtores de café conilon do Espírito Santo são os seguintes municípios: Jaguaré, Vila Valério, Nova Venécia, Sooretama, Linhares, Rio Bananal, São Mateus, Pinheiros, Governador Lindenberg, Boa Esperança, Vila Pavão, São Gabriel da Palha, Colatina e Marilândia.
Comente este post