Foi inaugurado, na manhã desta sexta-feira (23), o trecho da estrada rural que liga o entroncamento da ES 220 ao distrito de Praça Rica. A pavimentação dos 13 quilômetros foi realizada por meio do Programa Caminhos do Campo.
Para a realização da obra foram investidos R$ 10,4 milhões. A solenidade que marcou a inauguração da obra contou com a presença do governador Paulo Hartung e do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto.
O governador Paulo Hartung destacou que e investimento irá melhorar a qualidade de vida de todos. Ele lembrou, ainda que já são 1.100 km de pavimentação de estradas no Programa Caminhos do Campo. Esta é uma estrada vicinal que, em algumas comunidades, além do escoamento da produção e maior segurança para quem trafega e mora às margens da via, também tem servido para dinamizar a economia local, além de impulsionar atividades ligadas ao turismo e ao agroturismo.
A pavimentação da estrada vai ajudar a escoar a produção da agricultura local, principalmente o café, e facilitar o acesso ao distrito de Praça Rica. As obras, que haviam sido paralisadas em novembro de 2014, foram retomadas em novembro de 2015.
“Desde o início do Programa Caminhos do Campo já foram mais de 100 trechos asfaltados. Praça Rica tem uma população e produção agrícola grandes. E esses 13 quilômetros vão ajudar a comunidade. E reforça também o agroturismo, assim como todos os trechos do Caminhos do Campo”, disse o secretário Octaciano Neto.
O prefeito de Vila Pavão, Irineu Wutke, agradeceu o investimento para o município e destacou que ajuda na melhoria de vida da população.
Produtor rural de Praça Rica, Elmo Kloss, de 65 anos, e que há mais de 50 anos mora na comunidade, afirmou que a estrada é um sonho realizado. “A nossa estrada tinha muito buraco, muito mata-burro. Não imaginava que um dia iria ver asfalto aqui. Quando chovia só com carro com tração conseguimos sair de casa. Era um atoleiro só. Agora mudou”.
Programa Caminhos do Campo
O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O projeto pretende adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar com o objetivo de melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa deseja facilitar a mobilidade da comunidade, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo.
O objetivo é concluir a pavimentação asfáltica de 26 trechos de estradas rurais até o final de 2018. Desde o início do programa, em 2003, foram pavimentados mais de 1.000 quilômetros de estradas.
Comente este post