Quando se fala na relação tabagismo e saúde bucal, as pessoas logo pensam no câncer de boca, mas os problemas que o cigarro pode causar à saúde bucal são amplos, um tumor é apenas um deles e o mais grave. Fumar afeta a qualidade de vida e pode trazer diversas consequências para a saúde da sua boca. As doenças da gengiva, por exemplo, são causadas por bactérias, mas no caso de fumantes, eles têm duas vezes mais risco de desenvolverem a doença do que os não fumantes.
O tabagismo também pode afetar o olfato e o paladar, atrasar a recuperação após a extração de um dente, causar manchas no esmalte dentário e causar mau hálito.
“Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que 08 entre 10 pacientes com câncer bucal eram fumantes. Sempre que a pessoa fuma as substâncias químicas prejudiciais dos produtos com tabaco passam primeiro pela boca e garganta antes de atingir os pulmões. Com o tempo essas substâncias podem provocar mudanças na cavidade bucal que podem levar ao câncer”, explica a ortodontista Cláudia Dalcol.
Estando a pessoa em risco para as doenças relacionadas ao tabagismo o que vai determinar a evolução de um problema é o tempo em que ela foi fumante e o número de cigarros consumidos por dia. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 8º lugar no ranking de número absoluto de fumantes (7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens).
Depois de todas essas informações, ainda vai ficar na dúvida? Parar de fumar é um passo importante para melhorar a saúde geral e evitar doenças graves!
Comente este post