O ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira, no Rio de Janeiro. Ele apresentava o seu programa na Rádio Tupi, localizada no Bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, quando os agentes da Polícia Federal (PF) chegaram e lhe apresentaram um mandado de prisão domiciliar.
Garotinho foi levado para a sede da PF em Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado, onde passa por exames de corpo de delito para, depois, ser interrogado. A seguir, o ex-governador será levado para a casa onde irá cumprir a prisão domiciliar, no bairro da Lapa. Ele será monitorado por tornozeleira eletrônica.
A Justiça argumenta que o grupo chefiado por Garotinho não cessou a prática de crimes durante o período em que o ex-governador esteve em liberdade, depois da sua prisão anterior, em 16 de dezembro de 2016. A decisão foi tomada pelo juiz Ralph Manhães, da 100º Zona Eleitoral de Campos dos Goytacazes.
O ex-governador é investigado na Operação Chequinho, que apura a suspeita de compra de votos em Campos dos Goytacazes durante as eleições do ano passado. Chequinho é uma referência ao programa Cheque Cidadão, suspeito de ter sido usado na compra de votos para candidatos à Câmara Municipal. O benefício destina o pagamento de R$ 200,00 a famílias carentes. Depois disso, o projeto foi suspenso pela Justiça em setembro de 2016.
Logo depois de ser preso, no ano passado, o ex-governador passou a cumprir prisão domiciliar após receber autorização para realizar uma cirurgia cardíaca. Em novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revogou a prisão de Garotinho mediante o pagamento de R$ 88 mil.
Procurado, o partido de garotinho, o PR, não se manifestou sobre a prisão do ex-governador. A defesa de Garotinho ainda não se manifestou.
O locutor Cristiano Santos foi chamado para substituir Garotinho no programa. Ao anunciar a mudança aos ouvintes, Santos afirmou que o ex-governador teve um problema de saúde e precisou deixar o estúdio. A prisão não foi mencionada em nenhum momento.
Comente este post