
A Escola de Formação Política do Projeto Interagir para Construir (deputados Padre Honório e Givaldo Vieira) realizada em parceria com o IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) recebeu da Comissão de Educação da Câmara Federal dos Deputados o diploma de mérito do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2017 por ter sido indicada pelo seu trabalho em favor da educação no Brasil.
O prêmio Darcy Ribeiro contempla pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira e foi criado em homenagem ao ex-senador, o antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) um dos fundadores da Universidade de Brasília. No seu último ano de vida, dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação a distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de 1º grau.
A Escola de Formação Política do Projeto Interagir para Construir nasceu de um sonho coletivo de pessoas que acreditam que é possível fazer política de forma diferente.
Inicialmente, através de uma pesquisa de campo, foram levantados os temas que um gestor público deveria conhecer para exercer bem sua função. Assim, esses temas tornaram-se ensinadas na escola: gestão pública, segurança pública, tripartição do poder no Brasil, associativismo, responsabilidade fiscal, meio ambiente entre outras. As primeiras turmas foram iniciadas em 2015 contaram com aproximadamente 1.600 alunos distribuídos em 22 municípios e foram encerradas no final de 2016.
Neste ano as aulas tem duração de um ano e com carga horária de cento e sessenta horas, com aproximadamente 800 alunos em dezesseis turmas distribuídas nos municípios de Muqui, Vila Velha, Serra, Alto Rio Novo, Mantenópolis, Vila Pavão, Nova Venécia, Conceição da Barra, Governador Lindenberg, São Gabriel da Palha, Montanha, São Mateus, Barra de São Francisco e Pedro Canário.
“Essa homenagem é o reconhecimento do trabalho realizado pelos coordenadores, professores, IFES, parceiros e alunos pelo empenho em formar lideranças conscientes entre as pessoas leigas para que a sociedade produza representantes políticos comprometidos com a defesa da qualidade de vida do cidadão, agradeceu o deputado Padre Honório, um dos idealizadores do projeto Interagir para Construir”.
A escola funciona com professores voluntários, e já tiveram a participação do Ministro MDA Patrus Ananias, governador do estado, Paulo Hartung, vice govenador, César Colnago, deputados Federais e Estaduais, profissionais do IFES, parceiros como SEBRAE, INCAPER, IEMA, Banco do Nordeste, Secretários do Governo do Estado, assessores e outros profissionais liberais.
Comente este post