Com o objetivo de garantir a segurança da população durante a troca de antenas neste período de transição do sinal analógico de TV para o digital, a EDP Espírito Santo preparou uma série de orientações de segurança para evitar acidentes envolvendo a rede de eletricidade.
Os antenistas devem respeitar uma distância segura – a maior possível – da rede energizada antes de definir o local de instalação da antena. Deve-se calcular, por exemplo, se no caso de ventos fortes e queda da antena, existe o risco de a estrutura encostar nas linhas de distribuição de energia. Também é necessário que o trabalho seja feito por um profissional qualificado e devidamente protegido com os equipamentos de segurança.
“O nosso primeiro princípio é ‘a vida sempre em primeiro lugar’. Seguimos este preceito em todos os nossos trabalhos e campanhas para manter a segurança de nossos colaboradores, clientes e parceiros. Para instalar a antena de forma segura, os profissionais devem manter distância da rede, a fim de evitar acidentes graves, como queimaduras e até mortes, além de danos a equipamentos, que podem causar falhas no fornecimento de energia”, explica Lino Pedroni, gestor executivo de Operação da EDP.
Confira alguns cuidados que os antenistas devem tomar:
– A instalação da antena deve ser feita por profissionais qualificados e experientes;
– Nunca instale a antena próxima a para-raios nem interligue o cabo da antena aos condutores elétricos;
– Durante a instalação, não arremesse cabos sobre a rede elétrica, mesmo que eles sejam encapados, pois a capacidade de isolamento do material pode não ser suficiente para evitar a passagem da eletricidade;
– Marquises jamais devem servir de local para a instalação de antenas, devido à proximidade das redes elétricas;
– Ao manusear a antena de TV, não se aproxime ou toque na rede elétrica;
– Instale a antena o mais distante possível da rede elétrica, de preferência, do lado oposto ao da fiação.
Vale ressaltar que, em caso de incidentes com a rede elétrica, os clientes devem comunicar imediatamente o ocorrido.A Distribuidora acrescenta que o consumidor possui a comodidade e facilidade de solicitar serviços, esclarecer dúvidas e fazer denúncia de possíveis riscos com a rede elétrica, ou comunicar a interrupção do serviço, por meio dos canais:
Agência Virtual www.edp.com.br
Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones com as plataformas Android™, iOS e Windows Phone).
SMS: o cliente pode enviar mensagens para 33737 para solicitação do código de barras para pagamento da conta de luz, com o texto: CONTA + n° da instalação; ou informar falta de energia enviando o texto: ENERGIA + nº da instalação; e ainda solicitar a religação da energia elétrica enviando: RELIGA + nº da instalação.
Central de Atendimento: 0800 721 0707
Todos os canais de atendimento são gratuitos e funcionam 24 horas.
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