Bruno Gaburro (Correio9)
Há quem diga que a data é importante, pois ela faz o casal reafirmar seus votos de amor e reacender a chama da paixão. Mas, quem gosta mesmo desta data, são os comerciantes.
Provavelmente você já ouviu falar do conhecido Valentine’s Day nos EUA, que acontece no dia 14 de fevereiro. Bom, se não ouviu, a data foi definida em homenagem ao mártir São Valentim, padre da Roma Antiga, que generalizadamente falando, casava as pessoas em um momento da história em que, o Imperador Claudio 2º havia banido os casamentos, com a desculpa de que um homem sem família renderia um melhor soldado. O dia começou a ser comemorado mundialmente no século V.
Aqui no Brasil, 15 séculos depois, mais especificamente falando, no ano de 1949, o dia dos namorados chegou em São Paulo nas mãos de um publicitário conhecido como João Dória, pai de um político paulista bastante conhecido nos dias de hoje. O dia 12 de junho foi escolhido propositalmente, pois junho era um mês muito fraco para vendas, e se aproveitou de que era véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Foram lançadas uma série de propagandas afim de instituir a data no país. Uma delas dizia: “Não é só com beijos que se prova o amor!”, e assim aos poucos foi se alastrando para todos os cantos até que se tornou um dia nacionalmente conhecido.
Quem gosta de ouvir sobre junho são os comerciantes, que têm mais uma data no calendário de vendas para que você saia de sua casa e compre mais alguma coisa. Nos tempos de nossos avós não existia isso, as pessoas não se viam obrigadas a separar um dia no ano e diferenciá-lo de outros para comprar presentes. O amor era construído no dia-a-dia.
O significado do Dia dos Namorados nunca foi dar aquela reaquecida na chama da paixão, mas sim reaquecer as vendas e cada dia que passa isso torna-se mais visível. É possível imaginar alguém ficando sem o presente do namorado nos dias de hoje e toda a reação que seria. O dia que seria para ser bom, se transforma em algo ruim.
Os valores estão invertidos em nossa sociedade, muitos até se perderam. Os presentes são escolhidos muitas vezes de acordo com o preço, não pelo seu significado, o que era para ser espontâneo virou uma obrigação.
O Correio9 não é contra esta data, inclusive apoiamos toda forma de amor, a ideia foi desmistificar um dia especial, que se tornou somente mais uma data capitalista.
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