PUBLICIDADE
CONTINUAPUBLICIDADE
CONTINUAPUBLICIDADE
CONTINUAEstamos acostumados a achar que nada de ruim pode acontecer dentro do nosso lar, mas acidentes podem ocorrer inclusive em casa. Todo cuidado é pouco para evitar acidentes domésticos em qualquer idade. Cuidados esses que devem ser redobrados na terceira idade, pois a incidência de idosos que sofrem quedas dentro de suas próprias residências é elevada.
O Ministério da Saúde estima que, pelo menos uma vez por ano, cerca de 30% dos idosos irão cair. Essas ocorrências tendem a crescer entre as pessoas com mais de 85 anos, podendo chegar a 51% nessa faixa. Junto com as quedas, os riscos de fraturas também aumentam: de 5% a 10% das quedas resultam em ferimentos mais graves nos idosos.
O indivíduo idoso, devido as suas condições naturais, perde o reflexo, a visão diminui, a marcha fica mais arrastada, entre outros problemas da idade. Com medidas simples, é possível manter a segurança dentro de casa, evitando casos de internações hospitalares, melhorando assim, a qualidade de vida da pessoa idosa.
Anote aí as dicas da fisioterapeuta Uiara Mello:
– Diminua a quantidade de tapetes espalhados pela casa, pois um escorregão ou mesmo tropeçar em um deles é inevitável: E vamos combinar, não precisa ser idoso para ser vítima de um tapete em um piso escorregadio. “Atualmente me deparo muito com esse erro nas residências que trabalho, realizando a reabilitação nos pacientes idosos, as pessoas querem ornamentar a casa, mas precisam ter essa preocupação funcional”, explica Uiara.
– Evite muitos móveis pequenos pela casa;
– Utilize barras de apoio no banheiro próximo ao vaso sanitário e ao chuveiro;
– Evite objetos espalhados pelo chão;
– Use antiderrapante nas escadas e corrimão;
– Melhore a iluminação da residência, caso esteja inadequada;
– Não use chinelos e calçados em más condições;
– Verifique se pisos e tacos não estão soltos e se as camas e vasos sanitários não estão muito baixos ou muito altos.
Comente este post