
Após o adiamento devido à pandemia, chegou ao fim o primeiro Curso de Vaqueiro, ofertado pela Coopeavi, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Patronal Rural de Nova Venécia e Vila Pavão.
O curso foi realizado entre os dias 26 e 28 de maio, na propriedade Recria de Bovinos da Coopeavi. Ao todo, dez pessoas participaram da capacitação, entre produtores rurais e funcionários de cooperados.
Durante o curso, os participantes aprenderam, aliando a teoria à prática, sobre manejos sanitário, reprodutivo e alimentar dos bovinos de leite. Entre os tópicos abordados pelo instrutor – médico veterinário do Senar, Rodrigo Otávio de Melo Nogueira, estiveram os cuidados com a vaca gestante; como secar uma vaca; cuidados durante o parto; possíveis distocias durante o parto; cuidados com bezerros; principais doenças; aplicação de medicamentos, entre outros assuntos essenciais para o dia a dia na propriedade de leite.
“É qualificação para o homem do campo. Nossa função é mostrar na técnica para que a cada dia os produtores possam melhorar mais, buscando o êxito. Aqui pudemos aprender fazendo. Os participantes aproveitaram bastante e tenho certeza de que vão aproveitar muita coisa vista aqui, levando para dentro da propriedade”, disse o instrutor do curso.
Curso é o primeiro do projeto “Escola Leite Certo”
O curso de vaqueiro foi o primeiro do projeto “Escola Leite Certo”, que prevê uma programação anual de cursos, dias de campo e eventos voltados a capacitar associados do setor de Lácteos, suas famílias e equipes.
Quem aproveitou bastante, e aprovou a iniciativa, foi o cooperado Carlos Alberto Fernandes, do município de São Mateus. “Aprendi sobre as teorias, formas de aplicação de produtos e medicamentos. Muita coisa evoluiu e é importante a gente acompanhar as mudanças. Hoje as formas de tratamento de determinada doença do animal são totalmente diferentes de como era há anos atrás”, afirmou.
Filho de produtor rural e cooperado, Felipe Rezende disse que aprendizado nunca é demais e que pretende propagar o conhecimento. “Aprendi técnicas novas vendo a teoria e colocando em prática. Às vezes a gente pensa que já sabe muita coisa, mas aprendizado é sempre bom. Vi muita coisa nova e vou levar para outros produtores e amigos esse conhecimento”, concluiu Rezende.
O diretor de Lácteos da Coopeavi, Erik Juliano Zottele Pagung, acompanhou o curso e falou da importância de levar conhecimento ao produtor. “Uma iniciativa da cooperativa de levar apoio aos cooperados, com o início da Escola Leite Certo, começando com esse curso de vaqueiro. Estamos levando conhecimento para nossos produtores e filhos, qualificando o nosso quadro social. Vamos ter outros cursos, como inseminação artificial, boas práticas durante a ordenha, qualidade do leite, enfim, demos início a um projeto e tenho certeza de que será muito valioso para nossos produtores”, finalizou Pagung.
Comente este post