
Elias de Lemos (Correio9)
Uma série de assaltos tem acontecido na estrada de Santo Antônio e na Trilha da Gameleira, no município de Nova Venécia. A denúncia é de frequentadores que usam a área para a prática de esportes como ciclismo, corrida e caminhada.
Além do fluxo de desportistas na área, a estrada é um dos acessos ao Santuário da Mãe Peregrina e à trilha da Pedra do Elefante, os pontos turísticos mais visitados em Nova Venécia.
De acordo com os frequentadores, não tem um padrão definido como, por exemplo, horários para a ação dos ladrões. “Acontecem a qualquer hora do dia, não há momento seguro para pedalar por ali”, disse um dos denunciantes.
Um áudio recebido pelo Correio9 por um ciclista afirma que na manhã do último domingo teve um assalto; e outros três assaltos aconteceram na semana passada na região. Outro frequentador disse que testemunhou ações envolvendo três marginais em duas motos.
A reportagem do Correio9 procurou a Polícia Militar que confirmou as ocorrências. Segundo o sargento Ubiracy Oliveira Costa, o Bira, um dos responsáveis pelo patrulhamento na área, logo que tomou conhecimento dos fatos, o Capitão Viana, comandante da 2ª Cia do 2º Batalhão da Polícia Militar, orientou a equipe para aumentar a presença policial e as rondas no local; o que começou a se intensificar no mesmo dia.

Ainda, segundo Bira, mulheres têm sido os alvos mais vulneráveis para os assaltantes. Ele orienta aos frequentadores para tomarem cuidados básicos que podem ajudar. A principal recomendação é para que as pessoas se organizem em pequenos grupos (cuidando do distanciamento e evitando aglomerações), pois isso intimida e inibe ações criminosas.
Outro conselho do policial é para que as pessoas evitem andar com celulares à mostra, como nas mãos, por exemplo. Ele lembra, também, que é importante não portar joias, como cordões, anéis e relógios.
Bira disse que o horário da manhã, por ter menos desportistas, é o mais propício à ocorrência de ações criminosas. “É preferível que as pessoas procurem o lugar em horários com maior fluxo de pessoas, como à tarde, por exemplo. Tem pessoas que vão lá a noite, às 19 ou 20 horas, o que as deixa muito mais vulneráveis. Eu fico triste porque é um lugar com muitas opções, e ações de larápios estão privando o direito de ir e vir, o direito das pessoas praticarem cuidados saudáveis”, disse o policial e também desportista Bira.
Por fim, ele lembrou a importância de denunciar os assaltos para que a Polícia tenha conhecimento e possa adotar as medidas preventivas necessárias. Segundo ele, além do patrulhamento, a equipe tem orientado as pessoas sobre os cuidados (descritos acima) que devem ser tomados ao procurar a Estrada de Santo Antônio e a Trilha da Gameleira.

Comente este post