Giese Vagmaker Menegussi (Colaborador)
No último domingo (1⁰), aconteceram em Praça Rica os primeiros jogos da final do Campeonato Municipal de Vila Pavão – 2023. A disputa, nas categorias Aspirantes e Titulares, definirá os campeões no próximo domingo (08 de outubro).
Na categoria aspirantes, o Praça Rica passou por cima do Cruzeiro com uma goleada de 5 a 0, e assim colocou praticamente as duas mãos na taça. O jogo foi muito apático por parte da equipe do Cruzeiro, que vinha numa crescente na competição, mas que não conseguiu se achar em campo, cometendo vários erros individuais e coletivos; sendo assim, foi presa fácil para o Praça Rica, que fez valer seu poder ofensivo e qualidade técnica jogando na Arena Gleidson Schulz, fazendo 4 a 0 na primeira etapa.

No segundo tempo, o técnico do Cruzeiro, Eduardo Vagmaker Menegussi, trocou vários jogadores para tentar uma reação, mas o time, ainda assim, entrou desligado e acabou tomando o 5⁰ gol logo após o reinício da partida.
Somente depois deste susto, com o jogo praticamente decido pelos donos da casa, que as alterações começaram a surtir um certo efeito, pois o Cruzeiro conseguiu equilibrar as ações em campo, porém com o placar muito elástico, foi só o suficiente para não tomar mais gols, sem conseguir criar jogadas ofensivas para tentar diminuir o prejuízo. No fim, o placar se manteve em 5 a 0 e o Praça Rica conquistou uma enorme vantagem para o segundo jogo.
Destaque para Valdeir Henke que marcou duas vezes e assumiu a artilharia de forma isolada na competição com 5 gols. Marcus Vinicius Gonçalves, Rodrigo dos Santos (Negueba) e Romilson Soares completaram a goleada com um gol cada.

Na categoria titular, o Praça Rica, mesmo jogando em casa, não conseguiu segurar a forte equipe do Todos os Santos que, logo no começo do jogo, abriu o placar na Arena Gleidson Schulz, com Stênio Garcia, após jogada dentro da área e desvio do atacante.

Em seguida, o Praça Rica passou a atacar mais o adversário no intuito de conseguir o empate. Chegou a meter uma bola no travessão em uma cobrança de falta pela esquerda batida por José Edson Correia.
Após algumas tentativas, o gol acabou saindo em uma cobrança de pênalti. Kaike, goleiro do Todos os Santos, atingiu Jefinho Bagaceira numa saída errada no alto, após cruzamento para área. O árbitro Danilo Ramalho marcou pênalti e amarelou o goleirão visitante. Na cobrança, José Edson Correia foi para a batida e converteu, empatando em 1 a 1.
Após o empate, o Todos os Santos, mesmo jogando fora de casa, passou a apresentar um futebol mais envolvente, principalmente no meio campo, onde dominava e envolvia o adversário. Criou ótimas chances de gol e virou o placar para 2 a 1 com Stênio Favaro, em boa jogada dentro da área adversária.
No segundo tempo o jogo foi muito disputado, com muita qualidade técnica por parte das duas equipes, que se alternavam na criação das jogadas ofensivas, mas, ainda com o Todos os Santos criando as chances mais claras, mostrando uma certa superioridade no ataque.
O time só não conseguiu ampliar o placar antes, pois Edson Milke, goleiro do Praça Rica, seguiu fazendo boas defesas, salvando sua equipe do terceiro gol. Porém, em uma boa jogada na entrada da área, Saulo Elles deu um belo chute para o gol que explodiu no travessão e subiu, na sobra, Stênio Garcia só escorou de peito para dentro do gol, aproveitando o goleiro do Praça Rica ainda no chão tentando se recuperar no lance, fazendo 3 a 1 para o Todos os Santos e garantindo uma boa vantagem para a volta no próximo domingo.
A artilharia da competição ainda continua na mão de Ricardo Flegler, do Santos, com 5 gols. Em segundo vem o atleta do Todos os Santos, Stênio Garcia, com 4 gols.

A grande final acontecerá no próximo domingo, dia 8 de outubro, na Arena Todos os Santos. O Praça Rica pode perder por até 4 gols de diferença que ainda conquista seu primeiro título na categoria aspirantes. Para o Cruzeiro, resta apenas um milagre, tendo que fazer 5 de diferença para ir para os pênaltis.
No titular, o Todos os Santos, com a vantagem construída fora de casa, pode até perder por 1 gol de diferença que ainda assim conquista o tricampeonato. Já para o Praça Rica só resta vencer por 2 gols para conseguir definir nas penalidades ou por 3, ou mais, para conquistar seu 3⁰ título direto.
As partidas acontecerão às 13h para os aspirantes e às 15h para os titulares.
Comente este post