Pesquisas indicam que as varizes atingem 18% da população mundial, 20 milhões de pessoas só no Brasil. Mais do que apenas uma questão estética, as varizes alertam para a possibilidade do desenvolvimento de outros problemas circulatórios que podem ser prevenidos e tratados com atividades físicas.Pesquisas indicam que as varizes atingem 18% da população mundial, 20 milhões de pessoas só no Brasil. Mais do que apenas uma questão estética, as varizes alertam para a possibilidade do desenvolvimento de outros problemas circulatórios que podem ser prevenidos e tratados com atividades físicas.
As varizes são caracterizadas pelo alargamento dos vasos que aparecem principalmente nas pernas. O problema acontece por conta do mal funcionamento das válvulas que atuam nas veias impulsionando o retorno sanguíneo. O agravamento dos problemas das varizes dificulta o retorno do sangue para o coração, facilitando assim, o processo de coagulação e trombose, além de forçar os vasos que podem se romper.
A prática de atividades físicas auxilia a circulação sanguínea porque os maiores troncos venosos estão localizados junto aos agrupamentos musculares. A contração do músculo também contrai as veias subjacentes que por sua vez possuem válvulas que permitem, apenas, que o fluxo sanguíneo suba. A respiração correta também é grande aliada para a circulação sanguínea ao contrário uma respiração incorreta durante os exercícios poderá se tornar a principal vilã da circulação sanguínea.
O professor Éramis Batistute, do Centro Especializado de Treinamento (CETE) ressalta como o exercício físico ajuda no cuidado da circulação das pernas: “É o exercício da musculatura das pernas que ajudam a bombear o sangue dos pés em direção ao coração. A prática de exercícios físicos é uma das formas de manter ativa e saudável a circulação sanguínea. Se você já possui histórico familiar ou já têm varizes, deve buscar uma consulta especializada com seu médico, a fim de avaliar todo o sistema vascular para promover orientações especificas para cada caso”, destaca, Éramis Batistute.
Adaptações recomendadas para pessoas com varizes:
1) Os exercícios feitos em pé, podem ser feitos sentados ou deitados, para aliviar a sobrecarga das pernas;
2) Não pegar muito pesado em exercícios de perna;
3) Focar nos exercícios aeróbicos sem descuidar da musculação, que fortalece a musculatura;
4) Lembrar de que a respiração é importante para manter o fluxo de trocas no organismo, inclusive no sangue;
5) Futebol, vôlei, tênis, basquete devem ser evitados, porque são esportes de explosão e parada bruscas e deixam a pressão venosa muito inconstante. Para praticá-las, o recomendado é usar meias elásticas. É melhor.
6) Dar a preferência à natação e às atividades feitas na água.
Dicas para a prática de atividades físicas sem prejudicar a circulação sanguínea:
1) Use roupas leves que não apertem a cintura;
2) Utilize tênis leves e anatômicos;
3) Ao fazer pressão intra-abdominal, expire, esta prática facilita o retorno venoso;
4) Pessoas com problemas respiratórios devem procurar o médico angiologista antes de praticar exercícios;
5) Faça a musculação em locais bem equipados com uma equipe de instrutores capacitados para dar suporte e a orientação necessários.
Comente este post