
A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Recicladores de Nova Venécia (Acamarer) recebeu na última segunda-feira (27) um kit para utilização nos trabalhos de seleção e triagem de materiais recicláveis. Para isso, a associação cumpriu devidamente os requisitos exigidos pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
O kit só foi entregue graças à regularização da associação que hoje é uma realidade em Nova Venécia.
O prefeito, Lubiana Barrigueira (PSB), recebeu em seu gabinete representantes da Agência que estiveram no município para fazer a entrega do kit que é composto por uma prensa enfardadeira vertical, uma balança eletrônica digital industrial e um carrinho de carga plataforma.
De acordo com Cleudima Lucia, assessora da Aderes, os implementos vão facilitar os trabalhos diários dos associados. “Essa ação facilita e agiliza as atividades que eles (catadores) desenvolvem. Trabalhamos com a visão voltada para promover a inclusão social e produtiva de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, além de capacitar esse pessoal para o mercado de trabalho”, afirma.
Segundo Barrigueira, a medida vai melhorar as condições de trabalho das famílias que hoje tiram o sustento dos materiais recicláveis. “Essa ação vem para beneficiar diretamente as famílias que utilizam esses materiais como fonte de renda. Além de contribuir para a geração de renda, estão fortalecendo a preservação ambiental que é de suma importância”, celebra o prefeito.
A iniciativa é fruto do projeto “Fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Espírito Santo”, realizado pela Aderes, por meio de um convênio firmado em 2013, com o Ministério do Trabalho e Emprego.
Comente este post