Mais um grave acidente aconteceu no trecho da BR 101, que corta o Espírito Santo. A tragédia foi na tarde deste domingo (10), e deixou onze mortos e outros dez feridos graves no acidente entre dois caminhões, um Ford Ka e um micro-ônibus, próximo ao km 450 da rodovia, em Mimoso do Sul.
A colisão foi por volta das 15 horas. O micro-ônibus envolvido no acidente seguia de Juiz de Fora, em Minas Gerais, com direção a Domingos Martins. O veículo trazia de volta ao Estado um grupo de dança que se apresentou na cidade mineira.
Com a colisão o micro-ônibus pegou fogo e uma equipe do corpo de bombeiros foi acionada. Uma hora e meia depois, às 16:30, o fogo foi controlado pelos bombeiros. Por volta das 19 horas o incêndio já havia sido controlado nos demais veículos, mas algumas equipes, ainda, atuavam para controlar as chamas na vegetação ao redor do local do acidente.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o caminhão carregado com chapas de granito estava ultrapassando outro veículo no sentido Rio de Janeiro quando perdeu o controle, invadiu a contra mão e colidiu com o micro ônibus que vinha em sentido contrário.
Após ser atingido o micro ônibus, invadiu a contra mão e bateu na carreta com cerveja. Os dois se incendiaram após a colisão. O Ford Ka, em seguida, colidiu com os pedaços de granito espalhados na via. No local existem duas faixas sentido RJ e uma faixa sentido Vitória. O caminhão com granito foi apreendido para perícia.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), três equipes do Corpo de Bombeiros e outras três da concessionária Eco 101 atuam no local. Perícias da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros também foram deslocadas para a região.
Este é o segundo acidente grave no trecho da BR 101 no Estado em menos de três meses. No dia 22 de junho, 21 pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas no acidente que envolveu uma carreta carregada de granito, um ônibus e duas ambulâncias, no km 343 da BR-101, em Guarapari. A carreta trafegava na contramão no sentido Rio de Janeiro. O ônibus seguia para Vitória e as duas ambulâncias seguiam atrás do coletivo e também foram atingidas. Os dois veículos são dos municípios de Jerônimo Monteiro e Alfredo Chaves, e, também destinavam a Vitória.
ECO 101
O acidente aconteceu menos de dois meses depois de a Concessionária ECO 101, que administra a rodovia, ter anunciado a não duplicação da BR, prevista pelo contrato assinado em 2013. Segundo o diretor superintendente da empresa Roberto Paulo Hanke, entre os problemas que inviabilizaram o andamento das obras, está a demora na concessão do licenciamento ambiental, as dificuldades com as desapropriações e desocupações da faixa de domínio – por onde passa a rodovia – e a crise econômica. Ele aponta, também a redução do tráfego na via que caiu 25%, e se estabilizou no último ano no patamar baixo, o que afetou a arrecadação com pedágio. Ele define o contrato como “inexequível”.
A Concessionária apresentou um estudo alternativo à Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT. Pelo estudo da concessionária, os 475,9 km da BR-101 foram divididos em 51 trechos. Todos receberiam algum tipo de obra, mas cinquenta deles foram considerados críticos, regiões onde o tráfego é emperrado devido as condições da pista. Neles seriam construídas terceiras faixas que facilitariam as ultrapassagens, evitando que caminhões, por exemplo, segurem a fluidez do tráfego.
Somadas, estas terceiras faixas representam 58 km. Hoje, a rodovia no estado possui 48 quilômetros de faixas adicionais. Estes pequenos trechos seriam distribuídos de Norte a Sul. Por exemplo, entre a divisa com a Bahia e São Mateus seriam construídas terceiras faixas em cinco pontos; outros onze pontos entre São Mateus e Serra; e outros 14 pontos entre Viana e a divisa com o Rio de Janeiro.
Os novos investimentos focam ainda na construção de cinco novos contornos para retirar o trânsito urbano da rodovia. Vão ser construídos, em São Mateus, Linhares, Ibiraçu, Fundão e Rio Novo do Sul. Além destes, seria concluído o que já está em andamento, em Iconha, previsto no atual contrato.
Consta ainda da proposta a realização de obras no Contorno de Vitória, com a construção de 13 quilômetros de vias marginais interligando o trecho de Cariacica até o trevo com a BR-262, em Viana. Seriam implantados ainda viadutos em desnível e mais 11 passarelas.
Para Hanke, essas obras ajudariam a resolver os maiores problemas da rodovia. Ainda, segundo ele, a BR 101 não possui demanda para a duplicação, em toda a sua extensão. Ela seria feita no futuro, nos pontos onde houvesse demanda.
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