Um detalhe que pode parecer despercebido pelos estudantes da Língua Inglesa é a pronúncia. Preocupados mais com os significados e entendimentos das palavras, os estudantes precisam ficar atentos também para a importância de pronunciar bem as palavras no inglês.
É só levar a questão para a língua nativa. Já pensou você falando o português sem pronunciar direito as palavras, sem o conhecimento da fonética da Língua Portuguesa?Da mesma forma, acontece com o inglês. Aprender a pronunciar corretamente coloca o aluno em outro nível de conhecimento, que acarretará reconhecimento pessoal e profissional.
Então, aí vão algumas dicas da coordenadora do CCAA Nova Venécia, Flaviana Scota, para o aluno ficar com a língua afiada na pronúncia. Para os iniciantes, a melhor forma de melhorar a pronúncia é ouvir. Ouvir é a forma mais eficiente de se aperfeiçoar a pronúncia, o aluno pode ouvir as histórias do próprio material didático, assistir filmes, séries ou ouvir músicas em inglês. Quanto mais o aluno ouvir e imitar no início do curso, mais fluente será sua pronúncia. Não é a toa que a metodologia do CCAA envolve “Ouvir – Falar – Ler – Escrever”. A audição da língua estrangeira é o primeiro passo para o aprendizado.
Para os alunos com conhecimento intermediário ou avançado no inglês, a dica acima também é muito importante, mas ele também poderá ir um pouco além e se aprofundar um pouco mais na fonética da Língua Inglesa. Existem vários vídeos na internet que ensinam as pronúncias corretas das palavras através da transcrição fonética. Bons dicionários também trazem transcrições fonéticas, que podem ajudar o aluno a corrigir pequenos deslizes de pronúncia.
Comente este post