
Nos próximos sábado e domingo haverá celebração especial em todas as igrejas da Diocese. Na Matriz de Nova Venécia evento acontece no domingo, às 9h30
A Diocese de São Mateus entrou em 2017 celebrando os 60 anos de sua criação. De janeiro para cá em todos os dias 21 de cada mês é realizado um evento para marcar a passagem da data de forma especial. Assim, dividido em 11 temas as celebrações até agora se pautaram em: missões; Vida Religiosa; Assembleia Diocesana; História das vocações; História da Pastoral Social; História da Comunhão; História do Dízimo; Combonianos e História da Paróquia. O mês de dezembro será contemplado com a Formação Bíblica.
Os eventos prosseguem no próximo sábado, 25 e domingo, 26, com celebrações em todas as igrejas. Em Nova Venécia, no sábado, haverá missa nas comunidades do interior, às 10 horas. No domingo a sede assiste à missa na Matriz de São Marcos a partir das 9h30, junto com a celebração dos Crismandos. A coordenação da Paróquia lembra que a missa das 7h30, que acontece regularmente todos os domingos na Matriz está mantida.
A história da Diocese
A Diocese de São Mateus foi criada em 16 de fevereiro de 1958, pelo Papa Pio XII, sendo seu primeiro bispo Dom José Maria Dalvit.
Ocupa uma área de 15.273 km². Possui 23 paróquias, abrangendo 19 municípios: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Ponto Belo, Nova Venécia, Vila Pavão, Pedro Canário, Pinheiros, São Gabriel da Palha, Vila Valério e São Mateus.
Por motivos de saúde, Dom José renunciou ao cargo em 20 de junho de 1970, sendo nomeado em seu lugar, pelo papa Paulo VI, Dom Aldo Gerna, até então secretário do bispo.
Em 2007, foi nomeado no lugar de Dom Aldo, pelo papa Bento XVI, Dom Zanoni Demettino Castro.
Em 2014 Dom Zanoni é nomeado arcebispo coadjuntor de Feira de Santana, sendo nomeado pelo papa Francisco em seu lugar Dom Paulo Bosi Dal’Bó.
Comente este post