Volta às aulas: reorganizando a rotina após as férias

Imagem ilustrativa.

O fim das férias escolares costuma ser sempre o mesmo: vem com a necessidade de reorganizar a rotina. Tanto as crianças quanto os pais devem voltar para o ritmo das atividades do dia a dia, readaptando o seu relógio biológico. É preciso planejar-se a fim de retomar à rotina. Confira algumas dicas para que esse período seja vivido com muita tranquilidade:

Hora de acordar

O sono precisa ser readaptado, já que os horários provavelmente estão desregulados. Por isso, pelo menos uma semana antes do retorno, comece a colocar seu filho na cama cada dia um pouco mais cedo, para que no dia seguinte ele acorde mais próximo ao horário da aula.

Mochila pronta

Confira a lista dos materiais pedidos pela escola e veja se os que você vai reaproveitar estão conservados, como lápis de cor, tesoura, cola, apontador, borracha e a própria mochila. Peça a ajuda do seu filho, ou filha, para deixar tudo o que precisa levar no primeiro dia organizado.

Uniforme preparado

As crianças crescem muito rápido e as roupas que serviam durante o ano passado podem não caber mais agora. Além disso, é preciso conferir se o uniforme está em bom estado. Peça para ele, ou ela, experimentar todas as roupas, incluindo os calçados que costuma utilizar. Na véspera, deixe tudo separado para facilitar a manhã seguinte.

Arrumando a lancheira

Deixe seu filho (a) te ajudar a montar a lancheira do primeiro dia ou durante a primeira semana. Assim, ele começa a se acostumar com a ideia. Se conseguir fazer isto na noite anterior, melhor ainda. Vale lembrar que os horários da alimentação também precisam ser ajustados antes do final das férias.

De olho na agenda

Em algumas escolas, os pais recebem, no início do ano letivo, um calendário com todas as atividades que a escola terá. Já anote na agenda e se planeje com antecedência.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.