Veneciano Xibiu surge como grande promessa do fisiculturismo brasileiro

Bruno Gaburro (Correio9)


O ATLETA em apresentação na categoria Bodybuilder.

O veneciano Cleidison Morais, muito conhecido pela alcunha de Xibiu, saiu de Nova Venécia há quase um ano com o sonho de seguir a carreira esportiva. Este é um sonho muito antigo de Xibiu, que desde muito novo, sempre trabalhou com academias, e chegou a ser o proprietário da Sport Center Academia, de Nova Venécia.

Hoje, ele reside na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, e seu sonho vem se tornando cada dia mais real. Cleidison começou a treinar numa academia de altíssimo nível em sua nova cidade e logo começou a conquistar o respeito dos “marombas”, pois, sua determinação e genética se apresentaram como algo fora do comum. Logo, o rapaz já estava competindo nos palcos da IFBB-RIO (Federação Internacional de Fisiculturismo do Rio de Janeiro), que é a federação referência de fisiculturismo daquele Estado.

Começou na categoria Mens Physique, onde os concorrentes procuram mostrar forma e

FÍSICO apresentado para a categoria Mens Physique.

simetria adequadas, combinadas com alguma musculatura e principalmente um bom estado geral. O atleta escolhido como vencedor seria ideal para ilustrar a capa de uma revista de Fitness.

Desde sua primeira competição, o atleta vem evoluindo muito, tanto que chegou a subir de categoria, já que sua forma física se encontrava muito além da categoria Mens Physique. Foi quando ele subiu para a categoria Culturismo Clássico, onde o mais importante é apresentar um físico mais atlético, com menos massa muscular. Porém, dada a sua evolução gigantesca, Xibiu subiu de categoria novamente, indo para o Bodybuilding, onde os atletas treinam para desenvolver os músculos de todo o corpo ao tamanho máximo, entretanto, com certo equilíbrio e harmonia.

Com essa evolução rápida, Cleidison chamou a atenção de um dos maiores profissionais dessa área, o capixaba Flaviano Coelho, que já foi vencedor de inúmeras competições, como o tradicional Arnold Classic South America, evento que reúne a nata do fisiculturismo nacional e internacional. Formado em Nutrição e Educação Física, especializado em Fisiologia do Exercício, Flaviano se prontificou a ajudar Xibiu com seu sonho e se tornando seu coach. Ele mora em Vitória, mas acompanha o veneciano bastante de perto, sempre conferindo a evolução, e instruindo o treino com protocolos a serem seguidos por Xibiu.

Neste último sábado, aconteceu o IFBB-RIO Champion, que reuniu os maiores fisiculturistas do Rio de Janeiro, e o grande sonhador estava lá fazendo bonito, levando o nome de Nova Venécia para o mundo. Terminou em quinto lugar geral, mas essa colocação foi muito especial para ele, já que está apenas começando a sua trajetória.

Seu treinador, Flaviano, ficou muito contente com o resultado, elogiou a performance, destacando os pontos fortes, que foram, segundo ele, uma condição física surpreendente e um conjunto harmonioso. E disse mais: “Você é o próximo Ronnie Coleman brasileiro”. Ronald Dean “Ronnie” Coleman, é um fisiculturista norte-americano, detentor do recorde de oito títulos consecutivos de Mr. Olympia.

A confiança não vem somente de seu treinador, mas de toda uma equipe responsável pelo desenvolvimento do rapaz que já tem patrocínios diversos, como alimentação, suplementação, academia e o próprio coach Flaviano, que acredita firmemente no potencial de Xibiu.

A meta agora é conseguir a classificação para o Arnold Classic, que será em abril de 2018, e, para isso, é necessário conseguir uma classificação um pouco melhor nas competições que virão a seguir. Mas com a garra e a vontade que Xibiu carrega, essa classificação está mais que garantida.

COMPARTILHE

COMENTE