Veneciano conquista segundo lugar em campeonato de fisiculturismo no Rio de Janeiro

Bruno Gaburro (Correio9)


CLEIDISON MORAIS (Xibiu) expõe premiação.

O veneciano Cleidison Morais, popularmente conhecido como Xibiu, hoje vive no Estado do Rio de Janeiro em busca de sua meta, seu grande sonho, se tornar uma referência no esporte do fisiculturismo. Já faz dois anos que o capixaba se mudou para lá, juntamente com sua parceira, Isadora Amaral, que além de estudante de Arquitetura, também é praticante do esporte.

Xibiu lembra que no ano passado chegou a participar do IFBB-RIO Champion, e conquistou o 5º lugar geral na competição pela categoria Bodybuilding, até 80 kg. Disse ainda que precisou subir de categoria nesta época pois sua evolução estava sendo muito rápida, e passou da categoria Culturismo Clássico, onde o mais importante é apresentar um físico mais atlético, com menos massa muscular, para o Bodybuilding, onde os atletas treinam para desenvolver todas as partes corporais e os músculos ao tamanho máximo.

Desde antes dessa competição, a rotina de Cleidison precisou ser reestruturada. Visando bons resultados em campeonatos, iniciou um treinamento muito mais intenso, acordando todos os dias às 5h da manhã, chegando a malhar três vezes por dia na Academia Rose Cardeiro, que patrocina o atleta, além, também, de manter uma disciplina alimentar rigorosa, composta basicamente por ovos, batata doce, macarrão, frango e arroz, que é acompanhada pelo profissional capixaba Flaviano Coelho, seu coach, que já foi vencedor de inúmeras competições, como o tradicional Arnold Classic South America. A suplementação, que é essencial nesse esporte, fica por conta de outro de seus patrocinadores, a loja de suplementos alimentares Universo Natural.

Neste último sábado (1º) aconteceu o Champion 2019, campeonato de nível nacional, organizado pela Federação de Culturismo e Fitness do Rio de Janeiro, que reuniu dezenas de atletas em um alto grau de condicionamento físico, em diversas categorias. Xibiu conquistou a segunda colocação na categoria mais respeitada do esporte: a Bodybuilding Open, na qual os atletas ultrapassam os noventa quilos.

O atleta veneciano disse ao Correio9 que esta é a sua maior conquista até hoje no esporte, já que é uma categoria muito difícil, pois é necessária uma quantidade de músculos muito grandes, mas disse que tudo valeu à pena, e que no momento em que subiu ao pódio, ele sentiu como se estivesse carregando com ele todos os obstáculos superados em todo este tempo de preparação. “Eu sabia que estava ali representando um jovem sonhador, que saiu de uma cidade pequena com um sonho. É só o início de uma batalha, eu quero que todos vejam o quanto me importei e me importo com isto”, salienta.

Com o bom resultado, ele se classificou para o maior evento multiesportivo da América do Sul, o Arnold Classic, que acontecerá em São Paulo, em abril de 2019 e acaba de fechar mais um patrocínio, com o laboratório Cytech Pharmaceuticals. “Este novo patrocinador é muito importante, pois vou poder evoluir ainda mais no esporte com os produtos da marca, além da motivação que isso me dá, já que a gente treina com mais ânimo quando se sente valorizado”, ressalta.

Ultimamente o atleta atua como um auxiliador de outros esportistas que precisam de uma ajuda para iniciar no fisiculturismo. Inclusive, está com um canal no Youtube, para divulgação do seu trabalho, que segundo ele, pode servir como motivação para outras pessoas. Além, também, de alimentar seu perfil no Instagram com muitos vídeos durante o dia todo, falando sobre a sua vida no esporte, dando dicas e mostrando a realidade por trás dos músculos. Seu interesse é o de motivar as pessoas que enfrentam suas dificuldades diárias, mostrando que a superação faz parte para se alcançar o sucesso.

A preparação para o Arnold Classic já começou e a sua expectativa é conseguir o Pro-Card, o que o habilitaria a competir em campeonatos internacionais, e assim, começaria a viver exclusivamente do fisiculturismo.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.