Por Bruno Gaburro de Lima (Correio9)
Aconteceu neste último sábado e domingo, no município da Serra, a décima e última etapa do Campeonato Capixaba Adventure Motorsport de Enduro de Regularidade 2017.
O Campeonato começou em 28 de janeiro no município de Viana, passando por outras cidades ao longo do ano, como: São Mateus, Domingos Martins, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante, Fundão e por último, Serra. Sempre levando a adrenalina ao máximo nas provas.
A equipe veneciana Elefante Trail Club foi um dos destaques da competição. Weliton Mattedi, conhecido como Bill, ficou em primeiro lugar na última etapa, conseguindo assim pontos, que o fizeram alavancar no ranking da competição, terminando em terceiro lugar geral na categoria Senior. Ademir Kempim, também da equipe veneciana, terminou a décima etapa em segundo lugar, e garantindo o quarto lugar geral, também na categoria Senior, logo atrás de Weliton. O experiente Joao Galvão Gomes também participou e levou o quarto lugar na etapa e conseguiu o quinto lugar na categoria Over 50 do Campeonato.
Quem ficou de fora desta última etapa foi Raphael Reblin, que vinha de uma lesão no joelho, e por isso não estava apto a participar do evento. Mesmo sem pontuar na última etapa, ele conseguiu o terceiro lugar geral do Campeonato, na categoria Junior.
Vem aí a Copa Norte 2017
Rafael Reblin, muito conhecido em Nova Venécia por seu amor ao motociclismo e por ser o proprietário da mecânica “Raphael Motos”, conta ao Correio9 que está organizando junto com a equipe Elefante Trail Club, a Copa Norte de Enduro de Regularidade 2017. Esta é a oitava edição do evento, que contará com 5 etapas.
1ª etapa: 22/10 – Nova Venécia
2ª etapa: 12/11 – Fundão
3ª etapa: 03/12 – Jaguaré
4ª etapa: 17/12 – Boa Esperança
5ª etapa: 14/01 – São Gabriel da Palha
A Copa será dividida em categorias, sendo elas: Master, Senior, Over 40, Junior, Novato e Regional. O primeiro colocado de cada uma delas receberá um troféu como prêmio.
Para se inscrever em uma certa categoria é necessário ter experiência. O piloto deve passar pelas etapas de graduação. Começando na categoria Novato e subindo para Junior, Senior, Master. A trilha de cada categoria é diferente uma da outra. Para a categoria mais experiente, os trechos são mais difíceis, já para os novatos, o trecho não exige tanto assim. Para aqueles que têm mais de 40 anos, a categoria é livre, na hora da inscrição, a escolha fica por conta do piloto.
A única categoria que não tem restrição, é a Regional, pois não é necessário que a moto tenha o sistema de navegação, sendo assim, qualquer pessoa que tenha uma moto de trilha, pode participar.
A idade mínima para se inscrever é 16 anos e as inscrições podem ser feitas no site: www.proenduro.com.br, no valor de R$ 80,00.
O que é enduro?
A palavra enduro vem do vocabulário francês e significa resistência.
Foi criado como uma forma de competição dentro da modalidade “trail”, e, é praticado em trilhas. Estas trilhas podem ser constituídas de estradas abandonadas ou secundárias, estradas pavimentadas ou não.
Sendo assim, uma competição de trail ou enduro de regularidade, associa geralmente a resistência do piloto e da moto, ao longo das irregularidades de uma trilha, seguindo as orientações básicas descritas em planilha (mapa indicando o caminho) e a média de velocidade em cada trecho da competição, confeccionada pela organização da prova. Não se engane, em muitos trechos tem que acelerar pra valer para permanecer na média.
Vence a prova aquele que obtiver maior regularidade nos diversos trechos do percurso, que não pode estar adiantando e nem atrasado durante a prova. Durante o percurso da prova existem os Postos de Controle (PC’s) secretos que registram a passagem e o horário dos pilotos.
As provas normalmente duram algumas horas, mas podem ter longos trajetos, com duração de vários dias, passando por diversas Cidades e Estados.
Desta forma, máquina e piloto têm que estar sempre bem preparados, em sintonia para enfrentar as dificuldades do percurso.
Para cada segundo de atraso em relação ao tempo ideal corresponde 1 ponto perdido e para cada segundo adiantado corresponde a 3 pontos perdidos. São tolerados alguns segundos de atraso sem perder pontos com PC. Esta tolerância depende do regulamento da prova e por categoria do piloto. No caso de o piloto passar adiantamento essa tolerância não é permitida. O piloto que perder menos pontos, é considerado o vencedor da competição.
O Enduro de Regularidade é praticado exclusivamente no Brasil. Em outros países se pratica o Enduro F.I.M., que é uma modalidade onde todo o trecho é bandeirado e não é necessária a planilha. O Enduro FIM mistura trechos de velocidade cronometrados com trechos de regularidade e deslocamentos.
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