Os benefícios da atividade física para mulheres

A NUTRICIONISTA Jéssica Sarvegnini cuida da orientação nutricional de muitos alunos da Spartan Sports.

 

A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, por exemplo. Esses benefícios podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular, como caminhadas, pular corda, correr, dançar ou praticar musculação.

Além disso, praticar atividade física após os estudos é uma ótima estratégia para consolidar o aprendizado devido ao aumento da circulação sanguínea cerebral e aumento das catecolaminas que são essenciais para a memória. Saiba os exercícios mais indicados e outras estratégias para melhorar o aprendizado durante a atividade física.

Quem está acima do peso deve praticar exercícios pelo menos 5 vezes por semana, durante 90 minutos, para poder queimar gordura. Idosos também podem fazer exercícios e os mais indicados são aqueles que estão de acordo com a funcionalidade do corpo.
A prática regular de atividade física é indicada para indivíduos de todas as idades. No entanto, as crianças com menos de 12 anos devem preferir praticar esportes como dança, futebol ou karatê, por exemplo, porque são exercícios que podem ser realizados 1 ou 2 vezes por semana e são mais indicados para esta faixa etária.

Os adultos e os idosos devem estar atentos ao peso, porque quando estão abaixo do peso ideal não devem praticar exercícios regularmente para evitar o gasto calórico excessivo.
Não há restrições na recomendação para mulheres, tampouco a idade faz diferença. O mais importante é realizar os exercícios, respeitando o corpo, a saúde e as condições físicas e de mobilidade

É importante que antes de começar a praticar exercícios sejam realizados exames para que seja verificado o estado geral de saúde da pessoa e, assim, seja possível indicar o melhor tipo de exercício e a intensidade indicada, por exemplo. Além disso, é importante que a pessoa seja acompanhada por um profissional capacitado para diminuir o risco de lesões.
Para que possua todos os benefícios, é importante que a prática de atividade física seja acompanhada de uma alimentação saudável e equilibrada.

Com tantos benefícios não tem como não querer movimentar o corpo. Saiba que nunca é tarde para começar uma atividade física.

A personal Daiane Mazarini Biral recomenda: “Consulte um médico para checar a sua saúde e o profissional da academia vai recomendar exercícios de acordo com a necessidade de cada indivíduo”.

Daiane atua na academia Spartan Sports, em Nova Venécia, onde orienta e acompanha o desenvolvimento de atividades dos alunos. De acordo com ela, comumente, pessoas chegam com algum laudo médico, quando isto não ocorre, são orientados a procurar um especialista.

Em seguida, o profissional de educação física faz uma avaliação para conhecer o aluno. Nesta etapa, são realizados exames gerais, como medida de glicose, medidas de pressão arterial, entre outros.

Com as informações sobre os alunos “é possível o professor conhecer a necessidade e a possibilidade de cada um”, afirma a personal. Assim, é feita a recomendação mais sugestiva, de acordo com cada situação.

O que elas dizem?

Bárbara Cavallini Zotelle frequenta a academia há 10 anos. Para ela, os principais objetivos são os de manter a saúde e o condicionamento físico. Para completar o resultado dos exercícios, ela segue com uma alimentação balanceada. Ela é acompanhada pela professora Daiane cinco vezes por semana, durante 90 minutos em cada sessão de exercícios.

Maria Idalina Justiniano dos Santos também é frequentadora há 10 anos. Seu objetivo é “manter cuidados com a saúde, sair do sedentarismo e aumentar o bem-estar físico e emocional”. Ela frequenta a Spartan três vezes por semana e complementa com exercícios de bicicleta pelas ruas da cidade.

Idalina, também, é adepta de alimentação saudável e, considera importante a pessoa “ir eliminando alimentos prejudiciais”.

Juliana Piovesan Calegari pratica exercícios durante 90 minutos há 10 anos. Com isso, ela mantém o “peso equilibrado e a definição física”. Ela não abre mão do acompanhamento dos profissionais da Academia. Aliás, ela diz que: “é uma das mais equipadas, tem ótimos equipamentos e um espaço ótimo”. Sua base alimentar são as proteínas e carboidratos.
Já para a fisiculturista Amábile Barbosa Mota, a academia é base para cuidados com a saúde e o corpo, para a prática do fisiculturismo e para a atividade policial, que exerce, há quase seis anos, na Polícia Militar. “É um ponto fundamental para a minha vida, porque contribui de forma geral”, afirmou.

Amábile se exercita há 13 anos. Como trabalha por escala de serviço, ela, nem sempre, consegue frequentar a semana inteira, mas, pelo menos, três vezes por semana, ela está lá.

A fisiculturista da categoria Wellness Fitnes vai estrear na competição, no próximo dia 23 de março, no concurso Mister Capixaba, em Vitória.

Alimentação e Atividade física

A nutricionista Jéssica Sarvegnini cuida da orientação nutricional de muitos alunos da Spartan Sports. Ela disse: “Na alimentação pré-treino os nutrientes consumidos são utilizados para manter os níveis de energia adequados durante o treino e recuperação muscular após”. Ela disse que o ideal é se alimentar por volta de 1 hora a 1 hora e meia antes, dando preferência aos carboidratos complexos, pois são digeridos lentamente, ocasionando aumento gradual da glicemia proporcionando um fornecimento de energia durante o exercício. Exemplos: Batata doce, mandioca, inhame, pão integral, vegetais em geral.

A proteína também pode ser adicionada ao pré-treino, assim como gorduras saudáveis, como exemplo: abacate, pasta de amendoim, coco.

No pós-treino é a fase onde o corpo precisa de nutrientes para se recuperar da atividade muscular. O ideal é não passar de 2 horas sem se alimentar, sendo aqui de extrema importância a proteína de alto valor biológico como o ovo, carne, whey protein… e dependendo do treino pode associar a proteína a um carboidrato para reposição de glicogênio que pode ser de baixo, médio ou alto índice glicêmico, dependendo do objetivo individual de cada um.

Independente da idade, da atividade e do objetivo, é importante que toda alimentação seja calculada de forma individualizada por um profissional nutricionista.

Lugar de mulher é na academia, e onde mais ela quiser…

 

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here