O que fazer se eu ganhar na Mega Sena?

Ganhar uns bons milhões na Mega Sena é o sonho de muitos de nós brasileiros. Liberdade financeira pelo resto da vida, poder fazer o que quiser, e viver felizes para sempre sem nunca mais precisar se preocupar com dinheiro, certo? Errado. Ganhar uma bolada da noite para o dia pode sim ser uma dádiva, mas o tiro pode sair pela culatra se algumas medidas básicas não forem tomadas.

Como gastar seu dinheiro sem falir nos primeiros meses (sim, acontece bastante, acredite), se proteger dos bandidos de plantão, e manter sua nova riqueza estável até o fim da sua vida e da vida dos seus filhos? Reunimos as melhores dicas de especialistas no assunto sobre o que fazer caso os milhões da Mega Sena algum dia saírem para você!

Dica #1: Mantenha a calma e o anonimato

O que fazer se eu ganhar na Mega Sena?

Após conferir o resultado 10 vezes, quase ter um enfarto com a alegria de ter ganhado na loteria e passar horas pulando de felicidade, acalme-se e seja discreto. Espalhar a notícia e conceder entrevistas é pedir para ser alvo de um assédio que pode inclusive terminar em desastre. Conhecidos e familiares com problemas financeiros, instituições de caridades das mais diversas causas pedindo doações, instituições financeiras com propostas de investimento, sem contar com os golpistas e bandidos de plantão, de olho na nova fortuna.

“O melhor a se fazer nessa hora é manter a calma, respirar fundo e se dar tempo para refletir sobre sua nova fortuna, o que isso significa para você quais seus planos para este dinheiro”, aconselha Colleen O’Brian, especialista financeira.

A Mega Sena dá um prazo de 90 dias para ir buscar o prêmio após a publicação dos resultados. Aproveite esses dias para pensar com claridade, entre você e seu cônjuge/família próxima, sobre os próximos passos, e não tome decisões importantes neste momento de euforia inicial.

Dica #2: Contrate um time de advogados e consultores financeiros

O que fazer se eu ganhar na Mega Sena?

Antes mesmo de coletar o prêmio, se aconselha contratar um time de peritos que serão fundamentais nesta nova etapa de sua vida. O planejador financeiro Guerdon Ely, em entrevista à revista Forbes, aconselha “selecionar a dedo” um advogado, um consultor fiscal, um contador e um consultor de investimentos. Checar antecedentes, referências, e qualificação de cada profissional, e escolher, você mesmo, sua equipe de sua confiança.

Além de te darem assessoria fiscal, jurídica e financeira, estes profissionais também poderão agir em seu nome, para assegurar sua privacidade. A consultora financeira Beth C. Gamel conta que alguns de seus clientes que ganharam na loteria pediram aos seus advogados para coletar o prêmio, abrir as novas contas, e realizar todo o processo legal necessário em seu nome, para evitar exposição. Estes até hoje nunca tiveram seus nomes publicados!

Dica #3: Não deixe seu emprego

O que fazer se eu ganhar na Mega Sena?

Quem nunca se pegou fantasiando sobre como largaria o trabalho se ganhasse na loteria, que atire a primeira pedra. Mas atenção: demitir-se logo após ter ganhado na loteria é altamente desaconselhado por especialistas. Segundo Mandi Woodroof, colunista da Business Insider, o pior erro que alguém pode cometer ao ganhar na loteria é tomar tal decisão tão importante assim, impulsivamente, que em circunstâncias normais seriam refletidas e pensadas por meses.

Até mesmo depois desse período inicial, especialistas alertam que mesmo sendo um milionário, você deverá ocupar seu tempo com algo produtivo, para evitar usá-lo completamente gastando sua nova fortuna ou pensando em maneiras de gastá-la! Continue trabalhando, nem que seja por meio-período ou só por alguns dias na semana.

Agora é o momento perfeito para tentar a carreira que você sempre quis! Professor, mergulhador, jogador de futebol, astronauta, porque não? E também para voltar à escola ou à faculdade ou fazer aquele curso que sempre te atraiu. Um conselho para unir o útil ao agradável: estude gestão financeira! Aprenda a gerir sua própria fortuna e entenda todos os conselhos e relatórios de sua equipe de consultores. Enfim, aprenda a ser um milionário para continuar sendo um milionário.

Dica #4: Pague suas dívidas

O que fazer se eu ganhar na Mega Sena?

Deborah L. Jacobs, jornalista da coluna de finanças da revista Forbes afirma que “não há melhor investimento que pagar as dívidas”. Não importa se se trata de uma hipoteca, uma dívida de cartão de crédito ou no bar da esquina, cada Real que você paga é um Real pelo qual você não precisa mais se preocupar. Em quanto que cada Real de uma hipoteca ou de um empréstimo bancário, por exemplo, é um Real que você não sabe se aumentará ou diminuirá no futuro.

“Se você se livra de suas dívidas, você ganha uma imensa liberdade para decidir o que quer fazer”, comenta Ensenson, coautor do livro “Invista em você: seis segredos para uma vida rica”. Então, fica a dica para uma de suas primeiras medidas como novo milionário: pague suas dívidas antes de começar a gastar!

Dica #5: Não faça mudanças drásticas em seu estilo de vida

O que fazer se eu ganhar na Mega Sena?

Dê-se uma farra moderada no início, mas não mude drasticamente seus hábitos ou seu estilo de vida. Ganhar na loteria merece sim uma comemoração, principalmente quando se trata de resolver problemas que te assombram há tempos por causa da falta de dinheiro. Troque seu carro que só te dava dor de cabeças por um mais novo, compre aquela TV que você queria há tempos, presenteie seu filho com o novo iPhone. Mas comprar uma Ferrari para substituir seu Uno, ou substituir o guarda-roupas da sua mulher com roupas e acessórios de grifes famosas, pode te colocar no foco de atenções desnecessárias.

Muitos jogadores de loteria perdem todo seu dinheiro em poucos anos por gastos extravagantes e desnecessários nessa fase inicial, já que ainda estão maravilhados com os milhões, e por isso, gastando cegamente e sem um pingo de experiência no mundo do consumo de luxo. Acostume-se com a riqueza e aprenda a lidar com seus novos milhões antes de começar a gastá-los impulsivamente.

Dica #6:Não perca sua identidade!

O que fazer se eu ganhar na Mega Sena?

Como continuar sendo a mesma pessoa com uma vida tão diferente? Agora que você lidará administrará tamanha fortuna, trabalhará com profissionais com os quais nunca antes havia tido contato (empregados, advogados, seguranças, etc.), e poderá fazer e comprar coisas que você nem sabia que existiam, é muito comum se perder e deixar o dinheiro corromper suas relações.

Um conselho da psicóloga Ana Paula Donatelli é manter sempre por perto seus amigos antigos, aqueles que te conheceram antes que você se tornasse milionário, e nos quais você confie. Lembre-se de quem você era antes do dinheiro, as atividades que te davam prazer. Os velhos amigos e a família próxima te ajudarão a não perder sua identidade diante de sua nova vida.

Ganhar um prêmio como o da Mega Sena pode sim ser a melhor coisa que já aconteceu em sua vida. Entretanto, dê-se tempo suficiente para se acostumar com a riqueza, antes de começar a gastá-la.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.