Número de casos de dengue cai em Nova Venécia

Imagem ilustrativa.

Foram notificados 4.999 casos de dengue no Espírito Santo entre 31 de dezembro de 2017 e 05 de maio de 2018. Neste período, a taxa de incidência da doença no Estado ficou em 124,47. Essas informações são enviadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) até o dia anterior à divulgação do boletim epidemiológico.

O Boletim Epidemiológico da Dengue é apresentado de duas formas: uma tabela com a indicação das notificações em números absolutos por semana epidemiológica e outra com a incidência de casos de dengue por município.

Para calcular a incidência, divide-se o número de notificações (ou seja, o número de novos casos da doença) pela população do município e multiplica-se este valor por 100 mil. O Ministério da Saúde considera três níveis de incidência de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes). A taxa de incidência é, portanto, um importante indicador de alerta e ajuda a orientar as ações de combate à dengue.

Nas últimas quatro semanas, o município de Afonso Cláudio liderou o ranking, com incidência 645,8, seguido por Barra de são Francisco, com 417,4.

Em Nova Venécia, cujo histórico é de alta incidência, os números de casos de dengue caíram significativamente. Nas últimas quatro semanas, a incidência ficou em 60,8, colocando o município no grupo de baixa incidência.

COMPARTILHE

COMENTE