Movimento de prevenção ao suicídio no dia 25 de agosto em Nova Venécia

A ENFERMEIRA Carlania, o pastor Caetano Colen, o secretário de Planejamento, Edson Marquiori e a secretária de Ação Social, Márcia Santos, definiram a programação do evento.

Considerado um problema de saúde pública no país, o suicídio está relacionado a problemas psicológicos e a fatores sociais, ambientais, culturais e genéticos. Como forma de alertar a população e ressaltar a necessidade e as formas de prevenção, a Prefeitura de Nova Venécia, juntamente com as secretarias de Saúde, Assistência Social e Planejamento, aderiu ao movimento “Quebrando o Silêncio” de combate ao suicídio, organizado pela Igreja Adventista.

No dia 25 de agosto, será realizada uma caminhada pelas ruas de Nova Venécia com o intuito de chamar a atenção da população em relação à importância da prevenção do suicídio.

A concentração será às 9h na frente do ginásio de esportes. De lá, os participantes seguirão para a ponte Cristiano Dias Lopes, vão para a delegacia e retornam pela Avenida Vitória, passando pela Praça Jones dos Santos Neves e encerrando na Praça do Imigrante, em frente à Prefeitura. No final do movimento, haverá uma rápida palestra preventiva onde serão repassadas orientações por profissionais da área no Centro da cidade.

Oito igrejas estão mobilizadas, da cidade e do interior. Os organizadores convidam a população para aderir ao movimento. Além de faixas e cartazes, haverá decoração com balões e laços amarelos, que simbolizam a campanha. Para atender a todo o público, folders foram confeccionados para serem distribuídos para crianças, adolescentes e adultos, cada um com um tipo de linguagem específica.

Levando em consideração o levantamento do Ministério da Saúde, que 32 brasileiros tiram a própria vida diariamente e, que muitos deles são jovens, a intenção é discutir a importância da valorização da vida com pessoas de todas as faixas etárias.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.