Certamente, você conhece alguma criança que foi diagnosticada como desatenta e hiperativa. Algumas famílias percebem alguns sinais de que algo não bem com a criança em casa ou pela escola.
Uma criança hiperativa tem como características principais a falta de atenção e problemas de aprendizagem. Por isso, muitas vezes os pais começam a descobrir que o filho é hiperativo pela escola com o déficit de aprendizado. Essas dificuldades escolares que se apresentam sob a forma de desatenção e hiperatividade precisam ser escutadas pelos professores e pela família como algo que a criança só consegue se expressar por meio do corpo.
“Não se deve reprimir ou calar a criança quando o único recurso que ela tem para falar de algo que a incomoda é o seu sintoma. Ao contrário, é preciso reconhecer os sinais e escutá-los a fim de poder traduzir o que, a princípio, se apresenta intraduzível na relação da criança com a aprendizagem”, explica a psicóloga Fernanda Marchi.
Não é tarefa fácil e nem simples! Mas é preciso uma dose de compreensão para que, diante da situação que ora se descortina como preocupante e, muitas vezes, desestruturante, seja possível promover um espaço de saúde. Não podemos esquecer que o sintoma não é de todo mal, pois só a partir dele temos condições de investigar e buscar ajuda.
Comente este post