Menino guarda moedas desde os 7, compra carro aos 10 e agora poupa para “turbiná-lo”

menino do fusca 07 8 400 800

Sabe aquelas moedinhas que recebemos de troco e não damos o menor valor? Foi com elas que o estudante Thiago Morales Berce, 14, comprou seu primeiro carro quando tinha apenas 10 anos. Hoje, aos 14, ele ensina muito adulto a guardar dinheiro.

Thiago começou a economizar ao 7 anos

A família de Thiago sempre economizou e ele foi educado financeiramente desde cedo. Mas “só” aos 7 anos ele decidiu que começaria, de fato, a guardar dinheiro.

A paixão pela pesca era o motivo para a compra do fusca: “Eu queria ele para ir pescar. Porque meu pai tinha um carro mais novo e não gostava de colocá-lo na estrada de terra”, contou Thiago.

Como ele não ganhava mesada, começou a pedir para os pais aqueles troquinhos que sobravam da padaria, do supermercado. “Toda moeda tinha valor para mim. Eu guardava de 5, de 10, de 25 centavos”.

No fim de cada mês, ele abria o cofrinho para trocar as moedas por notas e seu pai colocava a quantia – que variava conforme o mês – em uma poupança.

“Como minha família sabia do meu propósito, em vez de presentes, eu ganhava dinheiro. Então tinha mês que eu conseguia juntar mais”, revelou o estudante.

Thiago comprou o primeiro carro aos 10 anos

No dia em que completou 10 anos, Thiago foi surpreendido. Um fusca estava parado na porta de sua casa. “Meu pai viu que eu já tinha dinheiro suficiente na poupança, pesquisou alguns modelos e conseguiu comprar meu fusca”.

menino fusca 07 8 400

Em três anos, Thiago conseguiu juntar R$ 2.500, valor pago em seu primeiro veículo, um fusca bege, ano 1976. “Fiquei muito feliz por dois motivos: realizei o sonho de comprar o fusca e agora poderia ir pescar”, disse o menino.

Com apenas 14 anos o menino não pode dirigir, mas vai esperar até os 18 para dar a primeira partida em seu fusca. “Por enquanto meu pai e minha mãe são meus motoristas particulares”, diz, descontraído, o adolescente.

 

Aos 14 anos, ele dá palestras de educação financeira

A história de Thiago logo virou notícia e chamou a atenção de Altemir Farinhas, um palestrante de educação financeira, que entrou em contato com os pais do menino e disse que queria ajudá-lo.

“Ele achava que eu tinha potencial e me chamou para contar a minha história durante uma palestra para jovens em uma escola”.

Durante essa experiência Thiago fez uma descoberta: sua história incentivava as pessoas a guardar dinheiro e acreditar no alcance de um objetivo.

“O Altemir viu que eu tinha um dom e disse para minha mãe ir atrás de dinheiro para eu me tornar um palestrante. E foi o que ela fez”.

menino palestrante 07 8 400
A mãe do menino foi atrás de uma oportunidade, mas ela demorou um pouco para chegar. Aos 13 anos Thiago deu sua primeira palestra em uma Instituição Financeira Cooperativa.

 

Thiago já falou para mais de 30 mil pessoas

Essa oportunidade abriu muitas portas para Thiago e até hoje, ele já fez 80 palestras e falou para 30 mil crianças e 4 mil adultos.

“Minhas palestras são motivacionais. Ainda sou uma criança e tenho muita coisa para aprender sobre economia”.

Embora não seja graduado, Thiago tem cinco dicas que dá em suas palestras para quem quer economizar. São elas:

  1. Pense em alguma coisa que você deseja comprar.
  2. Não importa o valor, comece a economizar.
  3. Só gaste o dinheiro poupado antes de realizar o sonho em alguma emergência ou necessidade.
  4. Nunca empreste dinheiro a alguém que não seja de confiança.
  5. Poupe sempre.

 

Thiago guarda dinheiro pensando no futuro

Além de descobrir um dom com as palestras, ele também já decidiu sua profissão. “Vou cursar economia e seguir com a carreira de educador financeiro”, afirmou Thiago.

Para ele, é muito gratificante motivar com sua história. “Uma vez, no fim de uma palestra, uma senhora me disse: ‘tenho 75 e sempre sonhei em comprar uma chácara e agora, depois de te ouvir, vou começar a economizar”.

Agora ele ganha por cada palestra que faz e claro, já está economizando para realizar sonhos futuros. “Estou guardando dinheiro para ‘turbinar’ meu fusca e pagar a minha faculdade”, finalizou Thiago.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.