Mais quatro bairros inseridos no projeto de tratamento de esgoto em Nova Venécia

O PREFEITO Lubiana Barrigueira agora busca novos acordos em Brasília para incluir também o bairro Aeroporto, atendendo 100% da cidade.

BARRIGUEIRA participou da solenidade no Palácio Anchieta.

 

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira (PSB), esteve em Vitória na última quarta-feira (10), onde se reuniu com o governador Paulo Hartung e o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, para firmar mais um importante avanço com a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário do município.

 

Durante solenidade, realizada no Palácio Anchieta, a Cesan e o Governo do Estado assinaram quatro contratos com a Caixa Econômica Federal para liberar financiamento no valor de R$ 63,56 milhões em obras de saneamento no Espírito Santo. O recurso é proveniente do programa Saneamento para Todos, do Ministério das Cidades.

 

Um dos contratos prevê R$ 9,1 milhões para a inclusão dos bairros São Cristóvão, Alvorada, Bela Vista e parte do Córrego da Serra no projeto de tratamento de esgoto de Nova Venécia. Com a iniciativa, o município passa a ter 90% de todo o seu esgoto inserido no Sistema de Esgotamento Sanitário, desenvolvido junto à Cesan.

 

O principal objetivo é a despoluição do rio Cricaré. “A questão ambiental é atualmente um dos assuntos mais debatidos em nível mundial. Em Nova Venécia, estamos preocupados com a despoluição do nosso principal corpo hídrico que é o rio Cricaré. Agora, com essa ampliação, vai faltar apenas o bairro Aeroporto para atender 100% do município. Estamos caminhando bem nesse sentido. Já temos o projeto pronto de levar a rede de esgoto para o bairro. Nos próximos dias irei à Brasília justamente para tratar sobre a possibilidade de execução dessa importante obra para aquele bairro e consequentemente para todo o município. Se Deus quiser, vamos ser o primeiro município do Espírito Santo a ter seu esgoto 100% tratado”, planeja Barrigueira.

 

A obra da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de Nova Venécia já foi concluída. A Cesan agora finaliza a instalação das tubulações que vão levar os efluentes para a célula. O sistema fará com que 6 milhões de litros de esgoto deixem de ser lançados diariamente sem tratamento na natureza, contribuindo com a saúde preventiva da população e a preservação dos recursos hídricos.

 

“Quero agradecer ao governador Paulo Hartung e ao presidente da Cesan, Pablo Andreão, por atenderem as nossas reivindicações e compreenderem a importância desse projeto para todos nós. Aproveito para pedir à população um pouco de paciência diante dos transtornos causados nas ruas da nossa cidade com a implantação das tubulações. É um projeto muito importante, mas é preciso passar por esta etapa”, finaliza o prefeito.

 

O ministro Alexandre Baldy também comentou o avanço. “Fico feliz em participar deste evento e de ver a união de vários poderes para que sejam realizados investimentos na área de saneamento, que resultarão em benefícios a médio e longo prazo”, disse Baldy.

 

O evento também contou com as presenças do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, do ministro da Educação, Mendonça Filho, prefeitos do Espírito Santo, deputados, entre outras autoridades.

COMPARTILHE

COMENTE