Hora do Planeta – Escolha do eletrodoméstico ajuda a economizar

Gustavo Rodrigues Sampaio*


No dia 24 de março vai haver um ritual em todo o mundo em favor da preservação do planeta. Neste dia, os leitores do Correio9 estão convidados a se juntarem a milhões de pessoas ao redor do mundo para apagar as luzes de suas instalações entre 20h30m e 21h30m para celebrar a preservação ao meio ambiente. Mas, antes disso, o CREA Junior Nova Venécia, por intermédio do Correio9, te convida a refletir sobre práticas do dia a dia que podemos contribuir de forma efetiva para reduzirmos os danos causados ao meio ambiente.

Alguns eletrodomésticos, como geladeiras, ar condicionados e lâmpadas têm consumo medido por centro de pesquisas do governo. Os mais eficientes recebem o selo Procel. O selo é uma forma de orientar o consumidor na hora de comprar um produto novo, indicando quais produtos apresentam melhor níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, resultando em economia na conta de luz. Na hora de adquirir um novo aparelho dê preferência para os que possuam tal selo.

A etiqueta apresentada nos eletrodomésticos classifica o consumo de energia daquele equipamento e seu grau de eficiência energética, que varia de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).


Fonte: Webcontinental
Ao escolher produtos com o selo a economia gerada por essa escolha pode resultar, ao longo do tempo, no equivalente ao preço de um aparelho novo. Então, ao adquirir um novo equipamento, procure sempre pelo Selo! Além de contribuir para o consumo sustentável de energia, você também vai economizar na conta de luz.

* O autor é acadêmico do 4º Período de Engenharia Civil – Coordenador Regional do CREA Júnior Nova Venécia.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.