Evento no IFES de Nova Venécia reúne experiências, cultura e aprendizagem

Alunos e professores compartilham vivências durante o período de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Geografia.

Bruno Gaburro (Correio9)


Nos últimos dias 05, 06 e 07 de junho aconteceu o II Colóquio de Diálogos das Experiências e Práticas de Ensino no Estágio Supervisionado em Geografia, no Ifes de Nova Venécia.

O evento teve como objetivo a potencialização de debates e reflexões sobre as práticas de ensino, desenvolvidas pelos estudantes do curso de Licenciatura Plena em Geografia, durante o estágio supervisionado, juntamente com os professores supervisores, das redes municipais e estadual de ensino, além de promover diálogos entre Educação do Campo, a Educação de Jovens e Adultos e o ensino de Geografia, através de debates com professores do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

ALEXSANDRA Gomes Biral Stauffer, Damián Sánchez Sánchez e Arilso Teixeira Maria participaram na terça-feira.

No dia 05, o convidado doutor Damián Sánchez Sánchez, professor de Licenciatura em Educação do Campo (CEUNES/UFES), juntamente com a diretora de ensino, e pedagoga do IFES, Alexsandra Gomes Biral Stauffer, compuseram a mesa-redonda, que teve como tema “Conjuntura das Políticas da Educação do Campo”, debatendo com o público presente as metodologias de ensino da educação no campo e seus desafios históricos, e, também, atuais. O secretário de Educação de Nova Venécia, Arilso Teixeira Maria e a supervisora da Superintendência Estadual de Educação, Luziene Rodrigues de Vette também participaram do evento.

No mesmo dia, aconteceu uma socialização de experiências dos alunos que já se encontram em um estado mais avançado do Estágio – alunos que participaram da primeira edição do Colóquio – em forma de pôsteres, onde cada um, em conjunto com educandos das escolas parceiras do Estágio, buscou desenvolver práticas e metodologias inovadoras de ensino de Geografia em oficinas pedagógicas, articulando teoria e prática no processo de construção do conhecimento.

APRESENTAÇÕES culturais marcaram as noites do evento. Atividades aconteceram nos dias 05 e 06 no campus de Nova Venécia.

Quem também esteve presente foram os alunos da E.E.E.M. Maria Dalva Gama Bernabé, realizando uma apresentação musical para o público, acompanhados da professora Esdra Alves Dias Barboza e da diretora Maria da Penha G. Cimadon.

No dia 06, alunos da E.M.E.F. Profª Esther da C. Santos – escola de Vila Pavão – se apresentaram no saguão principal do IFES Nova Venécia. Com dança, música e comidas típicas da Pomerânia, Itália e África. O grupo de dança trouxe uma pequena parte da festa tradicional de Vila Pavão, a Pomitafro, que celebra a união das três etnias que formam a base da população pavoense.

ORGANIZADORES e participantes durante o Colóquio realizado.

No dia 07, a professora doutora, Edna Castro de Oliveira (UFES), autora do prefácio do Livro “Pedagogia da Autonomia”, do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, foi a convidada da noite, onde pôde partilhar um pouco da sua vasta experiência, enquanto educadora de jovens e adultos na modalidade de ensino EJA.

Em todos os dias do evento os licenciandos do curso de Geografia socializaram os conhecimentos adquiridos durante a prática do estágio supervisionado, trocando conhecimentos entre si, e, também, com os alunos que ainda não realizaram o estágio, compartilhando toda a vivência e experiência adquiridas nesse momento tão importante da formação de um professor. Os professores que supervisionaram estes alunos durante seus estágios nas suas respectivas escolas também participaram do Colóquio, trazendo a sua visão sobre a importância deste momento para os futuros professores de Geografia e compartilhando um pouco de seus conhecimentos adquiridos durante a docência.

O organizador do evento, professor do IFES Nova Venécia Júlio de Souza Santos, orientador do Estágio Supervisionado, agradece a todos os participantes, sejam eles os próprios alunos da Geografia, como também membros da comunidade externa ao IFES, que puderam aproveitar este momento de grande aprendizagem coletiva.

COMPARTILHE

COMENTE