Espírito Santo é o primeiro estado a participar da oficina de comunicação em saúde oferecida pelo Conass

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reuniu nessa terça-feira (06), em Vitória, gestores de áreas estratégicas da pasta, profissionais do seu setor de comunicação e diretores dos hospitais públicos estaduais da Grande Vitória para que juntos eles discutissem o tema Comunicação em Saúde e tratassem dos principais desafios enfrentados pela gestão. O Espírito Santo foi o primeiro estado do país a participar da oficina, promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) com o objetivo de dar aos gestores das Secretarias Estaduais de Saúde a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema e fortalecer suas estratégias de comunicação em saúde.

“Um evento como este é absolutamente fundamental. Eu não sou militante do SUS (Sistema Único de Saúde), tem quatro anos que eu cheguei aqui, mas aprendi alguma coisa com doutor Jurandi (Frutuoso, do Conass) e com muitos intelectuais que pensam sobre o SUS. Uma das coisas que marcou esse conhecimento profundamente é a necessidade de a população apoiar o Sistema. E como é que a população vai defender o Sistema? Ela vai defender se ela utilizar o Sistema, for bem tratada e se ela tiver uma informação qualificada a respeito do Sistema. Então a população conhecer o SUS, saber o que está acontecendo, é absolutamente determinante para que o Sistema Único de Saúde possa existir, sobreviver e se desenvolver”, avaliou o secretário de Saúde do Espírito Santo, Ricardo de Oliveira.

A capacitação trouxe ao Espírito Santo profissionais de comunicação experientes nos mercados do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília tanto da área de saúde pública, como da área de comunicação corporativa, e ofereceu momentos de compartilhamento de experiências e interação, assimilação de conteúdo, aprendizado com situações reais, trabalho prático em grupo e análise de situações.

Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass, ressaltou que todos os projetos realizados pelo Conass no Espírito Santo foram bem-sucedidos, explicando, dessa forma, um dos motivos que levaram o Conselho a escolher o estado como laboratório para mais este trabalho. Ele destacou também a importância da comunicação na saúde. Destacou, ainda, a importância da comunicação para o fortalecimento do SUS.

“Todos os laboratórios que fizemos aqui no Espírito Santo foram exitosos. Todos eles. Da planificação, da atenção especializada, em todos eles conseguimos caminhar com muita tranquilidade, com muito sucesso. Nós discutíamos por que não conseguimos êxito no SUS, e o diagnóstico está dado. Nós temos desafio de financiamento, de modelo assistencial, de modelo institucional, desafio de incremento de novas tecnologias, desafios de qualificação do controle social, mas o pior de todos eles é o desafio da comunicação. Você pode colocar dinheiro no SUS, mas se não consertar a comunicação você não vai vencer. Pode colocar o modelo que você quiser, mas se não tiver comunicação que funcione você não vai vencer. O Conass resolveu, por decisão da diretoria, que teria que montar um projeto que desse eficiência à comunicação no Sistema Único de Saúde. Esse projeto vai nascer aqui. Ele vai nascer pelas mãos de vocês. Assim como tem o projeto da planificação, da atenção especializada, assim como os projetos Proadi, que nós estamos fazendo sobre as outras áreas, nós queremos também elaborar um projeto de comunicação para oferecer para os secretários já na primeira reunião do Conass em fevereiro. E nós queremos buscar em cada um de vocês essa parceria, pra vocês deixarem isso como legado”, disse Frutuoso.

 

 Conass

O Conass tem como missão institucional promover a articulação e a representação política da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando apoio técnico às Secretarias Estaduais de Saúde (SES), coletiva e individualmente, de acordo com suas necessidades, por meio da disseminação de informações, produção e difusão de conhecimentos, inovação e incentivo à troca de experiências e boas práticas.

A partir deste preceito e por entender que a comunicação tem papel fundamental na consolidação e no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Conass, por meio do Projeto de Apoio às Assessorias de Comunicação das Secretarias Estaduais de Saúde, ofertará oficinas de comunicação com diversas temáticas a fim de contribuir com o aprimoramento das áreas de comunicação das SES, com a capacitação dos profissionais de saúde e de comunicação das SES para estratégias e ações de comunicação.

 

Parceria

A oficina de Comunicação em Saúde aconteceu durante todo o dia, das 8h30 às 17 horas. Além da parceria com a Faculdade Multivix, que colocou suas instalações e equipamentos à disposição da Secretaria de Saúde do Espírito Santo, o evento contou com a cobertura do Canal Saúde, parceiro do Conass em ações de comunicação desde 2013. Em 2015, as instituições realizaram, em parceria, o seminário Conass Debate – Que Saúde Você Vê, no qual gestores, comunicólogos da saúde e profissionais da imprensa debateram ações e estratégias para aprimorar a comunicação do Sistema Único de Saúde (SUS).

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.