Editorial: Correio9 chega a 14 anos conectado com o futuro

Nesta quinta-feira, 24, o jornal Correio9 completa 14 anos de fundação. Desde a sua primeira edição, publicada no dia 24 de janeiro de 2005, o jornal começou a escrever a sua história, narrando os acontecimentos, que, de alguma forma, impactam a vida na região. Assim, a história do jornal passou a caminhar, estreitamente, ligada com a de Nova Venécia, que, no próximo sábado comemora 65 anos.

O Correio9 nasceu em uma época de transformação das formas de comunicação. Novos meios surgiram, novas linguagens entraram no cotidiano e, especialmente, mudou o acesso à informação. Neste cenário, o esforço jornalístico foi se metamorfoseando. Inicialmente, a partir da periodicidade, saindo de publicações periódicas até chegar às edições diárias.

O perfil do jornal de lutar pelo progresso da cidade nasceu com ele, e continuou ao longo dos anos, se mantendo até os dias atuais, sempre de uma maneira benéfica e debatendo ideias.

Há três anos, o jornal se tornou diário, se pondo como uma bandeira hasteada por um município e por um Estado melhores. O Correio9 cobra, mas sinaliza o que tem de bom.
Este diário tem em seu ‘DNA’ o compromisso com o desenvolvimento do Espírito Santo. A prova disso é sua linha editorial propositiva, sempre apontando as questões do presente e buscando o diálogo com o futuro.

Em um mundo cada vez mais conectado e com novas ferramentas digitais, o Correio9 vem empreendendo a tarefa de retratar, com fidelidade, e imparcialidade, os problemas relacionados às vidas do seu público-leitor, mantendo, sempre, o mesmo rigor nas apurações dos fatos.

O portal (www.correio9.com.br) oferece informações completas, aproximando o jornal impresso e o formato digital de forma eficiente.

Periodicamente, o jornal tem trazido reportagens especiais no formato de jornalismo imersivo, com investigações exclusivas. Neste ano, foi iniciada uma série de reportagens especiais sobre a vida de jovens venecianos que se destacam por se dedicarem a alguma atividade extraordinária. A lista é grande, com músicos, poetas, desportistas, entre tantas outras atividades.

Até agora, o Correio9 tem buscado encontrar uma ponte entre a tradição do jornal impresso, com a comunicação digital e as redes sociais, considerando a conexão temporal de cada mídia.

Para este ano, o jornal iniciará um novo modelo de interação com a comunidade. O Correio9 chega a 2019 com uma programação com diversas ações para prestigiar o que o jornal tem de melhor: seu leitor. Concomitantemente a isso, o jornal trabalha na criação de um comitê de leitores, para darem sugestões para a linha editorial do jornal.

Esta é a relação de confiança – adquirida nestes 14 anos – que continua sendo um símbolo deste jornal, que veio para se apresentar como um espaço de debate de problemas reais.
O Correio9 está disposto a levantar cada vez mais as bandeiras da evolução. Deste modo, continua procurando inovação, mas sem deixar de lado a qualidade.

Toda a equipe, administrativa e de jornalismo, está consciente do cenário atual da comunicação e dos desafios impostos ao jornalismo, especialmente, em tempos de radicalismo político e intolerância social.

As mudanças são rápidas, e contínuas, e para tanto, é preciso acompanhar as novas maneiras de consumo da informação, seja na edição impressa ou nas plataformas digitais.
O Correio9 está encontrando seu futuro e o caminho para ele está sendo construído em conjunto com os seus leitores.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here