Defensor público é o novo secretário de Direitos Humanos do ES

O GOVERNADOR Hartung deu posse ao novo secretário Leonardo Oggioni.

O defensor público estadual Leonardo Oggioni Cavalcanti de Miranda é o novo secretário de Estado de Direitos Humanos. A cerimônia de posse foi realizada nesta quarta-feira (16) e lotou o Salão Nobre do Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.

O governador Paulo Hartung afirmou que o Ocupação Social, programa desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos, é uma ação prioritária do poder público estadual para atender as necessidades da juventude. Paulo Hartung explicou a importância das polícias estruturadas e bem equipadas, ressaltou a necessidade do sistema prisional promover a ressocialização e destacou a relevância do pleno funcionamento do Sistema Judicial e suas instituições correlatas, porém analisou que, mesmo com este tripé estruturado, é necessário políticas sociais específicas para juventude.

“Polícia, cadeia e justiça não dão conta sozinhos. Precisamos aliar essas forças com políticas sociais que abram portas e janelas de oportunidades para permitir aos nossos jovens, que saíram das escolas e estão fora do mercado de trabalho, terem oportunidades e condições de igualdades na corrida da vida. Com muita alegria, em plena crise, conseguimos colocar de pé este extraordinário programa que é o Ocupação Social. Um programa que dialoga com a nossa juventude. Ouvimos mais de 6 mil jovens para conhecermos esse universo. Extraímos informações espetaculares. A partir delas começamos a desenhar políticas públicas no sentido inverso, onde a sociedade dialoga e contribuí com o poder público. É um programa que, onde foi aplicado, já apresentou resultados. Já temos queda de homicídios nestas comunidades e isto é um trabalho extraordinário”, analisou.

Oggioni contou que está muito orgulhoso em receber o convite para estar à frente da Secretaria. “Acredito ter sido convidado graças ao trabalho desenvolvido frente à Defensoria. Na pasta de Direitos Humanos, neste curto período que temos até o final do ano, vou trabalhar com foco nas prioridades. Além disso, neste momento, no Brasil, o que vemos é um certo desconhecimento em relação aos Direitos Humanos. É preciso trabalhar para que, ao falarmos da pauta, a população entenda que estamos tratando dos direitos de todos, e nós precisamos garantir cada vez mais o respeito a esses direitos. O desafio é grande, temos muito trabalho pela frente e também muita responsabilidade. E eu estou pronto para dar a minha contribuição ao meu Estado, do qual tenho muito orgulho”, finalizou o secretário.

Participaram da solenidade secretários de Estado, deputados, presidentes de entidades de classe, representantes do Tribunal de Contas, do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública, do Ministério Público, sociedade civil e o ex-secretário ocupante da pasta de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

O Secretário

Formado em Direito pelas Faculdades Integradas de Vitória (FDV) e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), especializou-se também em Gestão Empresarial na Faculdade Espírito-Santense de Administração. Antes de ingressar na Defensoria Pública, Oggioni exerceu o cargo de assessor para assuntos jurídicos no Tribunal de Justiça do Estado entre 2005 e 2010. Também presidiu a Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adepes) no biênio 2013/2014.

O defensor público foi professor do curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá, em Vitória, e da Faculdade Pio XII, em Cariacica. Em 2010, ingressou na Defensoria Pública, onde coordenou o Núcleo da Serra, em 2012, e representou a Instituição no Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário e no Conselho da Comunidade de Viana, compondo o Egrégio Conselho Superior da Defensoria Pública no biênio 2014/2016, sendo eleito e nomeado para o cargo de Defensor Público Geral no biênio 2015/2016. Atualmente é titular da 2ª Defensoria Fazendária de Vitória e mestrando e professor do curso de Direito da Universidade de Vila Velha (UVV).

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.