Das 5.570 cidades do Brasil, Flamengo lidera em 2.639

Um recente levantamento do site GloboEsporte.com em parceria com o Facebook revelou o ranking dos times mais curtidos da rede social em cada município brasileiro. O levantamento se inspirou em dois projetos que o Facebook fez com o jornal americano New York Times, medindo curtidas de times da NFL e da NBA nos Estados Unidos. Pela primeira vez, o time de dados de Mark Zuckerberg fez uma amostra desse tipo na América Latina. As informações foram capturadas em 1/5/2015 e levam em consideração as curtidas das páginas oficiais de 43 times brasileiros.

O Flamengo, time de maior torcida do mundo, com cerca de 40 milhões de fãs também liderou a pesquisa. Dos 5.570 municípios brasileiros, o rubro negro recebeu mais curtidas em 2.629 deles. O Corinthians veio em segundo, com 1.489 cidades, seguido de Grêmio (641) e Cruzeiro (581). O Bahia fecha o top 5 com 81 cidades.

Os dados não podem ser considerados como pesquisa porque não têm base científica: não têm estratificação por idade, classe, gênero ou outros itens que poderiam configurar a representação de uma população. Além disso no Facebook, um mesmo torcedor, por exemplo, pode curtir mais de um time (a frequência, porém, é pequena). Até por isso, os dados do mapa são amplos. O Brasil tem 96 milhões de pessoas no Facebook, quase metade da população do país. Desses, mais de 50 milhões curtem páginas oficiais de clubes.

Cidades do Norte do ES: São Gabriel da Palha tem a fama de ‘só’ ter vascaínos, mas dados não confirmam.

Quem reside na região Noroeste do Espírito Santo e acompanha o futebol certamente já ouviu dizer que São Gabriel da Palha é a cidade que ‘so tem torcedor do Vasco’. A pesquisa do Globo Esporte/Facebook desmente o que agora não passa de boato. Segundo os números divulgados, o Flamengo aparece com 2.445 curtidas. Já o Vasco vem em segundo, com 1.536 curtidas. Outro fator interessante é que esta semana o próprio site do Globo.com divulgou matéria em que coloca Nova Venécia, também na região Noroeste do Estado como a cidade mais vascaína do Brasil. Sobre Nova Venécia, os dados das curtidas apontam o Flamengo com 3.842 curtidas e o cruz maltino com 1.624, ou seja, o Vasco ganha como maior índice de torcedores entre si, mas acaba sucumbindo quando o assunto é colocação geral entre torcidas.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.