Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Sangria (31/01/2018)

Aviso 2
Este Correio9 já chamou a atenção das autoridades para a baderna que os motoqueiros promovem na Cidade Alta de Nova Venécia, principalmente nas vias Eleosipo Rodrigues da Cunha e Barão dos Aymorés. Quem achava que a cidade não tinha seu motódromo se enganou. Por lá é difícil ver uma CG e seu assecla passando a menos de 100 por hora.

Prevenção
As ditas vias são as principais artérias do Bairro Rúbia, o mais populoso da cidade e são cercadas por diversas escolas e creches, com centenas de adolescentes e crianças expostos ao bel prazer dos que se acham os verdadeiros donos da rua.

Carnabarra
Já estão definidas as atrações nacionais para o carnaval em Conceição da Barra: na sexta-feira, dia 09 de fevereiro, apresenta-se o cantor Jorginho, ex-vocalista da Banda Os Sungas. No sábado, dia 10 de fevereiro, quem promete animar os foliões é a nova sensação da música baiana, Ricardinho da Bahia. Já no domingo, dia 11 de fevereiro, será a vez da Banda Pagodart retornar aos palcos barrenses. Na segunda-feira, dia 12 de fevereiro, a Banda Patrulha do Samba volta a animar os foliões.

Beleza
Além das bandas, Conceição da Barra conta com uma maravilha que não se encontra nos demais balneários capixabas: a Bandinha da Barra, centenária, que sai todas as noites de sexta e sábado pelas ruas da cidade levando atrás gente de zero a 100 anos. Em tempo: a Bandinha da Barra será alvo de matéria especial deste Correio9 ainda esta semana.

Em Tempo
A Prefeitura de São Mateus ainda não disponibilizou de forma oficial a programação do carnaval em Guriri.

Estudos
A turma da 15 ª Subseção da OAB, com sede em Nova Venécia anuncia para fevereiro a transmissão de um curso online com o tema do processo de conhecimento e do cumprimento de sentença – aspectos relevantes e controvertidos. As datas são dias 5, 7, 19, 21, 26 e 28, sempre com início às 19 horas.

Novidades
Além do jornal impresso, o portal do Correio9 também contará com novas mudanças muito em breve. Aguardem…

Na Malha
O Governo do Estado anunciou esta semana que cinco pontos críticos em rodovias estaduais vão receber melhorias. São eles: acesso à comunidade de Morobá, na ES-137, em São Domingos do Norte; acesso a São Jorge de Tiradentes, na ES-245, em Rio Bananal; duas intervenções na ES-010 em Aracruz: no acesso à Barra do Riacho e na interseção com a ES-445 para o acesso à Vila do Riacho e por fim tratamentos de encostas entre São Gabriel da Palha e Nova Venécia, na Rodovia ES-137.

Conta
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) divulgou esta semana que nos mais de 20 dias de greve da Polícia Militar no Espírito Santo (fato ocorrido em fevereiro de 2017), a violência tomou conta não só da Grande Vitória, como também do interior do Estado. Foram 204 pessoas assassinadas durante a paralisação. Um aumento de 68% no número de homicídios no mesmo período, quando comparado ao ano anterior.

No Ar
Uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Espirito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Nova Venécia, demonstrou irregularidades no resultado divulgado pela Comissão Especial do Processo Seletivo Simplificado. A comissão foi responsável pela seleção de profissionais para a Secretaria Municipal de Educação da cidade. A Justiça determinou a suspensão imediata da publicação do resultado.

O Quê?
Vários candidatos estranharam o injusto indeferimento das inscrições, entendendo que atenderam aos requisitos do edital. No dia 12 de janeiro, o MPES expediu uma Notificação Recomendatória para que o município suspendesse a publicação do resultado divulgado pela comissão especial. A decisão judicial determinou que os participantes que já apresentaram os títulos e documentos continuem a participar do concurso.

Disputa
E por falar em MP, oito candidatos concorrem na disputa pelo comando do Ministério Público Estadual (MPES). Entre os candidatos, três são mulheres: Sueli Lima e Silva, que atua há oito anos na Promotoria da Mulher de Vitória, além de integrante do Conselho Penitenciário Estadual (Copen); a promotora da Infância e Juventude de Vitória, Márgia Mauro, filha do ex-governador Max Mauro e irmã do prefeito de Vila Velha, Max Filho; e Nicia Regina Sampaio, da Promotoria Cível de Vila Velha.

Tese
A cada concurso ou promoção pessoal percebe-se que a lista sempre contempla mais mulheres do que homens, visto que enquanto essas estudam, os outros não raro estão no boteco bebendo. Não é?

Cobrando
Em Barra de São Francisco os professores – via Sindiupes (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo), resolveram agir e fizeram nesta terça-feira, 30, um encontro para discutir reajuste salarial, piso nacional da categoria, processos judiciais e a reforma da Previdência.

Olho no Céu
Esta quarta-feira, 31, marca a despedida do mês de janeiro e um acontecimento raro. Fenômenos conhecidos como Lua Azul, Superlua e Lua de Sangue aparecerão no céu, uma combinação que não acontecia há 150 anos.

Bom
Enquanto muitos Estados Brasileiros padecem de saúde na economia, o Espírito Santo encerrou 2017 com um Resultado de Caixa superavitário de R$ 331 milhões. Ao longo do ano, o Governo também manteve a despesa com pessoal dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), registrou queda no endividamento e aumentou os investimentos realizados com recursos próprios.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.