Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Sangria (30/05/2018)

Sem Carros
A semana começou diferente em Nova Venécia. Jamais, a cidade teve tão poucos carros nas ruas. Sem barulho de buzinas, daquelas motos insuportáveis com Kadron e muito menos som alto pelas ruas. Isto, sem falar nos poluentes que deixaram de ser emitidos. Se por um lado a vida de todo mundo ficou pelo avesso, por outro os nossos ouvidos agradeceram e o meio ambiente pulou de alegria.

Pendenga
Que o Grupo de Inteligência Municipal (GIM) e a maioria dos vereadores não se trombam, já é de conhecimento público. E esta semana, surgiu mais um capítulo desta história. O Grupo acusou a Comissão Processante que apura a conduta do vereador Ronaldo Barreira, no caso do peculato/furto de um notebook da Câmara, de “inversão do processo legal”.

Na Prática
O Grupo postou sua denúncia nas redes sociais, dando a entender que a Comissão estaria favorecendo o vereador investigado. Daí pediu para participar fazendo perguntas na Comissão. Para alguns vereadores, o GIM está confundindo seu papel. Ou seria uma crise de identidade?

Caminhoneiros
Mesmo com o anúncio do fim da paralisação dos caminhoneiros, a suspensão dos trabalhos entrou, ontem, em seu nono dia. A associação que representa a categoria declarou que há, entre a classe, um grupo de infiltrados que insiste na continuidade da paralisação, a fim de ampliar o problema e, com isso, derrubar o governo, via intervenção militar. São os aproveitadores de plantão.

Legitimidade
A paralisação dos caminhoneiros é tão legítima que obteve apoio total da população, como raramente se vê.

Organização
Organização, ordem e pacifismo. Nota 10 para o movimento organizado pelos caminhoneiros.

Custo
A paralisação dos rodoviários deixou bem claro o quanto o Brasil é vulnerável e o quanto está quebrado. Sem margem para negociar, Temer abriu mais um rombo nas contas públicas. A fatura ficou para o ano que vem e vai custar R$ 30 bilhões.

Temer Tremeu
Acostumado a subornar parlamentares, o “senhor presidente”, Michel Temer, caiu do cavalo com os caminhoneiros. Não arredaram o pé, não teve arrego.

Trancado
Aliás, Temer está com “aquilo” trancado, com medo de o movimento dos caminhoneiros servir de estímulo para outros setores da economia. O medo do “comprador de deputados” é da possibilidade de uma onda de protestos, como em 2013, que venha ressuscitar o “Fora Temer”.

Mais
Nesta terça-feira o Sindicato dos Motoboys de São Paulo convocou paralisações em todo o país em protesto contra o preço da gasolina. Os professores de escolas particulares de São Paulo também pararam para discutir a convenção coletiva. Já os metroviários de Minas Gerais reduziram suas atividades.

E Mais
Os trabalhadores dos transportes rodoviários do Amazonas estão parados. Enquanto os ônibus municipais de Florianópolis deverão parar em apoio aos caminhoneiros. Também, a partir desta semana, deverão parar os professores e funcionários da Universidade de São Paulo (USP) e da Unicamp.

Antes Disso
Na segunda-feira, estivadores do Porto de Santos, representantes dos Sindicatos dos Petroleiros, gráficos, trabalhadores da construção civil e judiciários se uniram em uma passeata em apoio aos ‘homens da estrada’.

Rindo à toa
Ontem pela manhã começou o reabastecimento de combustível em Nova Venécia. Quem está rindo à toa é o dono da Rede Ferrari. Nunca viu tanto dinheiro num dia só.

Só Faltaram…
Os paneleiros estão onde? Alguém viu?

Desocupados
A paralisação dos caminhoneiros revelou como tem gente desocupada e sem noção no Brasil. Uma quantidade enorme de mensagens tem sido compartilhada, especialmente em grupos de WhatsApp, em meio à paralisação dos caminhoneiros no país. Quase todas são falsas, com o único objetivo de desinformar.

Pior
O mais triste de ver é a ignorância de muitas pessoas, que, acreditam em tudo o que recebem, não checam nada e vão repassando para a frente.

Mais do Mesmo
Esta coluna já mencionou, com surpresa, as pesquisas de intenções de voto ao Senado no Espírito Santo. Agora, em Minas Gerais, os líderes nas pesquisas são Dilma Rousseff e Aécio Neves – aquele que manda matar. É isso mesmo. E tem gente que ainda acredita na renovação. Ééé, Cimar do Altoé: o povo está sofrendo, mas, está gostando…

Aos Intervencionistas
Os grandes sucessos da política nunca foram adquiridos pela força armada, mas pela conversão dos espíritos. (Gottman).

No Zenorzão
A partida de futebol, “Richarlison e Amigos” – promovida pela Rádio Cidade FM, no último sábado, no Estádio Zenor Pedrosa Rocha, em Nova Venécia – foi sucesso absoluto. Três toneladas de alimentos foram arrecadadas. Aliás, foi “ele” quem abriu o placar.

Torcida
Falando nisso, é sempre muito bom ver o estádio municipal lotado – como estava no sábado passado, com as arquibancadas cheias. O que chamou também a atenção foi a reforma realizada na Arena do Leão; o estádio ficou muito bonito. Parabéns para toda a equipe da Prefeitura de Nova Venécia pelo trabalho realizado. Que venha agora o Campeonato Veneciano de Futebol, para alegrar ainda mais a nossa torcida.

Brrrrrr
O inverno ainda nem chegou mas já podemos sentir as baixas temperaturas da estação. Em Nova Venécia, comumente um lugar ‘quente do cão’, os termômetros chegaram a registrar 15 graus na madrugada desta quarta-feira (30).

Folga
Em virtude do feriado de Corpus Christ nesta quinta-feira (31), o jornal Correio9 não circulará sua edição impressa. Retornaremos normalmente na sexta-feira, 1º de junho.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.