Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Sangria (29/11/2017)

Alto Demais
Na última sexta-feira houve a chegada do Papai Noel em Nova Venécia. Do estádio o Bom Velhinho aportou na Feira Livre que acontece na Praça Adélio Lubiana.
Tudo andava muito bem até que o altíssimo som oriundo das potentes caixas instaladas no palco começou a estragar a festa.

Demais
A turma da Secretaria de Cultura do Município poderia fiscalizar mais de perto o volume do som que se ouve na Praça. A sexta-feira é dia da família, de relaxar e levar os filhos pra brincar. O som com o volume muito alto manda pessoas embora.

Fim?
Muita gente entra na brincadeira de que as previsões do tempo feitas no Brasil quase sempre saem erradas em seus prognósticos, mas melhor com elas do que sem elas. Por conta disso, a situação pode voltar ao passado, pois a principal máquina de previsão do tempo no País está à beira da morte.

Como?
Com sete anos de uso, o supercomputador Tupã, do Centro de Previsão de Tempo e Meteorologia (Cptec) do Inpe, em Cachoeira Paulista, a 200 quilômetros de São Paulo, chegou ao fim da vida. E é a principal máquina de previsão no Brasil inteiro. Com seu fim, as consequências serão imediatas para setores como a agricultura, por exemplo.

Tem Assunto?
O Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo (Focco-ES) promove, no dia 7 de dezembro, a partir das 13 horas, o I Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção. O evento será realizado na sede do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), na Praia de Santa Helena, em Vitória. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal da Escola de Contas Públicas, por meio do endereço http://escola.tce.es.gov.br.

Boleirando
No sábado, 9 de dezembro, a partir das 17 horas, vários jogadores, incluindo ex-cracaços do futebol brasileiro pisarão o gramado do Estádio Engenheiro Araripe, em Vitória, no evento conhecido como Gol Azul, jogo das estrelas pelos autistas.
Devem participar do evento, Sávio e o veneciano Régis, ex-Flamengo; Zico; Romário; Carlos Germano; Geovani; França; Aldair, Beto Cachaça, dentre outros.

Na Corda
De 1 a 3 de dezembro acontecerá em Guriri o 2º Festival de Caranguejos do Tucano’ Bar, com o preço do bicho a R$ 4,99.
Na sexta, rola de 19h à meia-noite; sábado, de 11 à meia-noite e no domingo, de 11 às 19 horas. O evento terá música ao vivo com Juliano Sant; Douglas Vilela; Igor e Mary e Nivaldo Pereira.

Uau!
A Miss Universo 2017, eleita na noite da última segunda-feira atende pelo nome de Dami-Leigh Nel- Peters, uma sul-africana de fazer o padre largar a batina. É isso!

Outra Beleza
O desembargador Anibal Teixeira, presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo ajudou o Natal dos pobres magistrados concedendo-lhes um ajuste de 9,8% no fraco plano de saúde que os imortais já possuem. “Estava defasado”, argumentou.

Números
Pesquisa recente revelou que de todos os homicídios registrados no Espírito Santo, apenas 20,1% tiveram autores identificados após investigação, permitindo a oferta de denúncia do Ministério Público (MP).

Aqui
Enquanto isso, pesquisa feita pelo Jornal A Gazeta aponta que a cada seis minutos acontece um furto/roubo no Estado. A outrora pacata Pérola do Norte, também conhecida como Nova Venécia, aparece mal na foto. Aqui foram registradas 1.061 ações de marginais nos dois quesitos (entre janeiro a 30 de setembro deste ano). Colatina, a Princesa do Norte, bem mais populosa e ativa registrou ‘apenas’ 622.

Querendo
A notícia sobre pagamento de 13º salário aos vereadores de alguns municípios capixabas volta à tona. Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TC-ES), em cinco cidades – Barra de São Francisco, Guaçuí, Governador Lindenberg, Iconha e Ponto Belo – já há legislação aprovada permitindo o benefício. Nas outras cinco, Aracruz, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim e Santa Teresa – há o aguardo da manifestação do Tribunal sobre o tema.

Na Arena
Agende aí; sábado a partir das 16 horas acontece a grande final do Campeonato Municipal de Futebol de Nova Venécia. Operário da Pedra, maior campeão da competição enfrenta o atual campeão do certame, a forte Travessia.

Sugestão
Em nome da mudança, para ser um pouco diferente, esta coluna sugere à Secretaria de Esportes de Nova Venécia, mandatária da competição batizada de Campeonato Municipal de Futebol, que mude o nome para Campeonato Veneciano de Futebol. Municipal tem um monte por aí, e Veneciano só haveria um e com nome mais charmoso. Fica a dica.

É hoje
Nesta quarta-feira, às 8h30 será feita a abertura das propostas oferecidas por pessoas ou empresas respondendo ao Chamamento Público realizado pela Câmara de Vereadores para patrocinar a Árvore de Natal do Legislativo. O vencedor será o que apresentar o maior valor ou o melhor projeto para a confecção da Árvore de Natal, que ficará localizada na Praça da Câmara. Em contrapartida, o patrocinador poderá expor sua marca no local, como forma de divulgação e marketing.

Acho que Não
Deve ganhar os que costumeiramente anunciam, pois aqui em Nova Venécia os anunciantes são sempre os mesmos, tendo em vista que é notório que os alguns proprietários de grandes conglomerados só pensam em lucrar e saem correndo quando se fala em patrocinar alguma coisa. Certamente não foi com essa visão que a Coca-Cola conseguiu ser famosa em todo o mundo.

Dindim
Os servidores públicos estaduais, ativos e inativos, irão receber o pagamento referente ao mês de novembro nesta quinta-feira (30). Como sempre efetuado dentro do mês…

COMPARTILHE

COMENTE