Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Sangria (23/05/2018)

Richarlison
Está tudo pronto para a partida de futebol “Richarlison e Amigos”, agendada para as 17h30m deste sábado no estádio Zenor Pedrosa Rocha, em Nova Venécia. A entrada será um quilo de alimento não perecível. A promoção é da Rádio Cidade FM, que espera casa cheia.

Opine
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou uma pesquisa para ouvir a sociedade e saber quais temas devem ser prioritários na atuação do Ministério Público nos próximos dez anos. O questionário estará disponível até o dia 8 de junho no endereço: http://www.cnmp.mp.br/pen/

O Objetivo
As respostas irão subsidiar a elaboração do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público brasileiro (PEN-MP), para o período de 2020 a 2029. Na pesquisa, a população é convidada a avaliar cada área de atuação do Ministério Público com notas de 1 a 5. O formulário traz ainda três questões abertas, não obrigatórias, em que os interessados terão a oportunidade de expor, livremente, sua opinião.

Atuante
O portal G1 ES publicou uma reportagem que mostra a deputada estadual Luzia Toledo como campeã na proposição de projetos de lei, nos últimos três anos, ficando atrás, apenas, do governador do Estado, Paulo Hartung. Foram 107 projetos propondo iniciativas nas áreas da saúde, da educação, cultura e direitos da família e da mulher.

A Mais, Mais…
Comparar as proposições de projetos de lei por parte do governo com a de deputados individualmente não seria justo. Assim, considerando, apenas, a produção legislativa, não tem para ninguém, Luzia Toledo ganhou de todos.

Pré-Campanha
Enquanto muitos discutem a quantidade de pré-candidatos a deputado estadual por Nova Venécia, boa parte deles está em plena pré-campanha. A rapadura é doce, mas não é mole não…

Homenagem Póstuma
No último fim de semana a família do saudoso Carlos Alberto Malta, do jornal Tribuna do Pavão, produziu uma edição especial em homenagem a ele. Reportagens sobre a sua vida, depoimentos de amigos, familiares e muito mais preencheram o jornal, que ficou simplesmente espetacular. Bela homenagem por tudo aquilo que ele fez e por tudo que será lembrado.

17 ou 7 a 1?
Ao longo dessa segunda (21), 17 jogadores da seleção brasileira se apresentaram ao técnico Tite , no centro de treinamento da CBF, em Teresópolis, na região serrana do Rio, para dar início à preparação final do grupo visando à Copa do Mundo na Rússia. Sei não, mas esse negócio com números 1 e 7, lembram muito o 7 a 1. Será um mau presságio?

Falta
Faleceu nesta terça-feira (22) Alberto Dines, jornalista, professor universitário, biógrafo e escritor. Dines tinha 86 anos e ingressou em 1962 no Jornal do Brasil, onde foi responsável por uma profunda reformulação que levou o jornal a se consolidar na vanguarda da imprensa nacional.

A Causa
Atualmente, ele era o diretor do programa Observatório da Imprensa da TV Brasil. Ele faleceu às 6h no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado devido a uma pneumonia. A causa da morte foi insuficiência respiratória.

Consciência
“Jornalismo é serviço público, não espetáculo”. (Alberto Dines)

Já Vi Isto…
A semana começou sobre forte tensão, com uma cena antiga. Inconformados com a política de preços da Petrobras, de reajustes “quase” diários, os caminhoneiros decidiram protestar. Na segunda (21) e na terça-feira (22) os protestos atingiram pelo menos 18 estados. E o governo disse que a política de preços não vai mudar.

Pudera
Os preços praticados pela Petrobras são baseados nas cotações internacionais do preço do petróleo e na cotação do dólar, no Brasil. Como, tanto um, como o outro estão fora do controle brasileiro, fica impossível prever a ocorrência dos aumentos. E o brasileiro é quem paga a conta.

Dominó
Os preços dos combustíveis fazem parte de todos os demais preços. Com isso, seus aumentos se desdobram como um efeito dominó. Sabendo disso, a fim de controlar os efeitos destes desdobramentos, historicamente, o governo fez uso da estatal como instrumento de política econômica, controlando, assim, a inflação.

Porém…
Com a Operação Lava Jato e a corrosão do capital da empresa, somada ao superendividamento, à queda de lucro e a perda de valor de mercado; a nova política de preços pode significar a sobrevivência da petroleira.

Só Lembrando
De que os preços do diesel e da gasolina voltaram a subir nas refinarias a partir desta terça-feira (22) . Segundo informações do site da Petrobras, a gasolina subirá 0,9% e o diesel 0,97%.

Saída
Com a insatisfação geral com o preço dos combustíveis, uma saída seria o governo adotar programas. A coluna tem algumas sugestões, como “combustível para todos”, “meu combustível, minha vida”, “bolsa-combustível”, “auxílio-combustível”…

O Vizinho
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, conquistou a reeleição no domingo com uma polêmica vitória em eleições questionadas pela oposição, que pediu a repetição do pleito devido a denúncias de irregularidades. Treze países, incluindo o Brasil, não reconheceram o resultado eleitoral.

Sem Saber
Até agora fica difícil entender as razões que levaram o governo brasileiro a não reconhecer o resultado da eleição venezuelana. E aqui, que nem teve eleição!?

Futuro / Tecnologia / Inovação
Muito em breve o Correio9 terá uma grande novidade para os seus leitores. É interatividade, é conhecimento, é tudo ao mesmo tempo e com a qualidade que todos já conhecem. Aguardem!

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.