Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Sangria (21/02/2018)

A Terra Tremeu
O recente trabalho de recapeamento promovido em algumas vias asfálticas que cortam Nova Venécia tem sucumbido nos últimos dias. Ora pela baixa qualidade do material usado, ora por fatores alheios, como aconteceu na manhã da última segunda feira, com o rompimento de uma adutora na Avenida Vitória.

Mais
A Rua Colatina também amanheceu com um buraco na via na última terça-feira. O local foi devidamente sinalizado com cones, pois oferecia grandes riscos à centenas de carros e pedestres que diariamente passam por ali.

Terror
Após entrar na lista negra dos turistas por anos, Conceição da Barra – que vinha ressuscitando – tomou mais um golpe na última segunda-feira. Por lá, segundo a Defesa Civil do município, foi encontrado um Tubarão Cabeça Chata que media 3 metros de comprimento. É notícia que também espanta turista.

Invasão
Há 15 dias uma banhista já havia relatado a presença de um tubarão nas praias de Vitória. Para alguns biólogos, a aparição dos animais em locais nunca antes vistos é fruto do desastre da Samarco, que aconteceu há dois anos e promoveu o desequilíbrio ambiental.

Novinha
O município de Nova Venécia finalizou as obras e marcou para a próxima sexta-feira (23), às 19h, a inauguração da quadra poliesportiva construída em anexo ao Complexo Educacional, onde funciona o Núcleo de Treinamento SESI/SENAI/IEL em Nova Venécia. A obra, que leva o nome de “Waldemar Campos Dell’Orto”, é fruto de um convênio firmado entre município e Governo Federal, por meio do Ministério dos Esportes.

Merecido
A homenagem ao senhor Waldemar Campos Dell’Orto é justa. Oriundo do Sul do Estado, fincou bandeira em Nova Venécia onde, por muitos anos, junto com a família, geriu a Tabacaria, famoso ponto de encontro na cidade nas décadas de 80 e 90.
O homenageado também era entusiasta de futebol e participou efetivamente do esporte quando o município disputava campeonato estadual com os extintos Leão e o Veneciano.

Também
Não é só em Nova Venécia que notebook some da Câmara de Vereadores. Na madrugada de sexta-feira, 16, criminosos entraram pela janela dos fundos do Legislativo de São Mateus e levaram a CPU de dois computadores. Ainda não se sabe se a ação foi com fins de aniquilar documentos e arquivos comprometedores. A polícia está no caso.

Ainda em SM
O prefeito de São Mateus, Daniel da Açaí, exonerou todos os servidores que ocupavam cargo em comissão e que já eram aposentados. No total, 275 trabalhadores tiveram que deixar seus postos de trabalho a partir da publicação do Decreto, que se deu no dia 24 de janeiro. Para Açaí, houve queda da receita e que hoje os gastos se encontram acima dos limites fiscais, podendo ser enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Na Justiça
Muitos aposentados chiaram, é claro. Na defesa deles, o Sindicato dos Servidores Públicos de São Mateus considera a decisão inconstitucional, alegando que desde 2005, os servidores ingressaram no Regime Único da Previdência Social, sendo atendidos pelo INSS, podendo optar em trabalhar até os 75 anos. O imbróglio foi parar nas mãos da dona Justiça e, na tarde de ontem, o juiz Felipe Rocha Silveira determinou que o prefeito cancele o decreto em 48 horas.

De Olho
Em tempos de crise qualquer ajuda é bem-vinda. Por isso, consumidores devem ficar atentos, pois levantamento realizado pela EDP Espírito Santo mostra que 23 mil famílias que poderiam solicitar a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) não estão inscritas para receberem o benefício, deixando de aproveitar reduções no valor da fatura de energia.

Como?
Para ter direito ao desconto, o familiar precisa estar com o Número de Identificação Social (NIS) ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que pode ser feito ou informado nas Secretarias de Ação Social de cada município.

Em Tempo
Profissionais da educação de Barra de São Francisco e de Linhares continuam em greve esperando uma solução positiva para suas reivindicações, que são basicamente as mesmas, ou seja, o reajuste salarial.

Rambo Não Morre
Após um boato de morte se espalhar pela internet em todo o mundo, o ator Sylvester Stallone usou sua conta oficial no Instagram para se pronunciar sobre o assunto.
Na publicação, ilustrada com uma das imagens que circula nas redes sociais, ele foi bem breve e pediu apenas que os fãs ignorem as notícias. “Ignore essa estupidez … Vivo e bem e feliz e saudável”, escreveu o ator.

Batismo
O boato na verdade serviu para que muitos fãs do ator conhecessem o nome do soldado ‘Rambo’ na íntegra, já que junto à notícia apareceu um quadro com o nome completo do astro, que vem a ser Sylvester Gradenzio Stallone. Muito prazer!

Fofoca.com
Na verdade a indústria da fofoca é alimentada pela ignorância, principalmente de brasileiros, um dos povos que mais usa a internet no mundo. Aqui, se falar que o Governo vai dar arma pra todo mundo, acredita-se. Se falar que o Bolsa Família vai acabar, todo mundo corre para o banco para tentar salvar o que restou. Talvez um boato que não teria muito apelo seria publicar que o Botafogo acaba de ser Campeão da Libertadores…

Cappitella
No último dia 15 aconteceu a primeira reunião do ano com o intuito de debater a realização da Cappitella, evento cultural veneciano (realizado pela sociedade) que foi um grande sucesso em sua primeira edição em 2017.
Em breve deve ser agendado um encontro também com a Secretaria Municipal de Cultura, onde os organizadores buscam parceria para abrilhantar ainda mais o evento. Com união entre a CDL, voluntários e o poder público o evento tem tudo para virar tradição e crescer ainda mais no município.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.