Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Sangria (20/06/2018)

Pré
O vereador Biel da Farmácia (PV) é pré-candidato a deputado estadual nas eleições de outubro. A confirmação foi feita durante reunião realizada no último dia 16, em Vila Velha, com o presidente do Partido Verde (PV), Fabrício Herick, pré-candidatos a deputados estaduais e federais pela sigla e outras lideranças do PV.

Pré II
Biel foi o vereador mais votado na última eleição em Nova Venécia e região (977 votos). Ele informou à coluna que as reuniões para montar as coligações estão bem adiantadas. Ele disse acreditar que a chance de eleger um deputado da “nossa terra” é muito grande.

Pré III
E os outros pré-candidatos? Nos bastidores, a conversa que rola é que, dos onze que anunciaram suas pré-candidaturas, no máximo três deverão ser confirmados nas convenções. Mas, ainda, tem água para rolar embaixo da ponte…

Underground
Aparentemente, a corrida pré-eleitoral, em Nova Venécia, está morna. Mas, só aparentemente, pois nos subterrâneos, da política veneciana, estão acontecendo coisas do “arco da velha”. Espionagens, sabotagens, muita intriga e coisas do gênero, fazem parte do roteiro da disputa para ver quem emplaca.

Presidência
O vereador e presidente da Câmara de Nova Venécia, Antonio Emílio (PPS), assumiu a direção do partido no município. A executiva estadual designou uma comissão provisória encabeçada pelo vereador para que a sigla esteja organizada e promova novas filiações e posterior instituição da executiva municipal.

Fortalecimento
A partir das eleições de 2020 as coligações partidárias serão extintas nas eleições proporcionais, então cada sigla deverá lançar seus próprios candidatos e o fortalecimento dos partidos começa a partir de agora.

Outra Vez
Nesta sexta-feira, 22, o prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana, o baixinho Barrigueira, participará, pela segunda vez, como palestrante, da 88º Semana do Fazendeiro. O evento acontece na Universidade Federal de Viçosa, com o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências. O prefeito veneciano vai falar do Projeto Campo Vivo e dos projetos e ações desenvolvidos pela Prefeitura, voltados para o setor agropecuário.

Aumento
Depois da greve dos caminhoneiros o preço do leite subiu tanto, que derramou.

Aumento II
E não foi só o leite. O preço do ovo explodiu! Se liguem no carro do ovo!

Normatizando
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), proibiu que portões automáticos invadam as calçadas. O prazo para as adaptações é de seis meses. Esta moda deveria pegar por aqui, em Nova Venécia!

No Japão
No último sábado, ao receber o jornal Correio9, em PDF, em seu smartphone, o médico veneciano Victor Peruchi leu uma matéria sobre a recém-lançada Coca-Cola transparente (disponível somente no Japão). Coincidentemente, ele e seu irmão, o também veneciano Guilherme Peruchi, estavam naquele país de férias e resolveram experimentar a nova bebida. Victor postou uma foto em sua rede social (abaixo) e disse que o refrigerante “tem gosto de tudo, menos de Coca-Cola”. Então tá…

Posse
A ex-vereadora de Cachoeiro de Itapemirim, Claudia Lemos (PRP), tomou posse como deputada estadual na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Ela ocupa a vaga aberta com a saída do deputado Almir Vieira (PRP), cassado pela Justiça Eleitoral por arrecadação ilícita de recursos. A solenidade aconteceu durante sessão na tarde desta segunda-feira (18).

Negativa
A decisão da perda do mandato de Almir Vieira é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou recurso da defesa em abril deste ano e manteve a condenação dada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).

Motivação
A decisão considerou que houve desvio de recursos do Hospital Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo (AFPES) para a campanha eleitoral de 2014. O deputado era então o presidente da entidade. A ação contra Almir Vieira foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Sem Mandato
O Relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontou que R$ 252,7 mil em recursos teriam sido desviados para pagar gastos da campanha, valor que representou 56,88% do total arrecadado. Além da perda do cargo, o deputado ficará inelegível por oito anos, de acordo com a Lei da Ficha Limpa.

Sem Emprego
Também foi publicado ato exonerando todos os 18 servidores do gabinete de Almir Vieira.

Zebras
A Argentina ficou no 1 a 1 com a Islândia. Portugal e Espanha empataram em 3 a 3. O Brasil não saiu do 1 a 1 contra a Suíça, e a Alemanha – atual campeã do mundo – perdeu de 1 a 0 para México. O futebol ainda não chegou à Rússia…

Mandando
Aliás, até agora, o time da Copa é a Seleção da Rússia. Marcou 5 contra a Arábia Saudita, que não fez nenhum golzinho na estreia. No segundo jogo dos anfitriões, nesta terça, venceu o Egito por 3 a 1. Está praticamente classificada para a próxima fase, com, nada mais nada menos, do que um saldo de sete gols em dois jogos. E, ainda, falta uma partida.

Nem Tentem
Para os que gostam de seguir a moda, vai uma péssima notícia. Para fazer “aquilo” no cabelo, Neymar levou dois cabeleireiros para a Rússia. Um penteado, tão esdrúxulo, de tamanho mau gosto, não poderia ser feito por uma pessoa só!

Pode Isso?
O uso do vídeo na arbitragem, da Copa da Rússia, mostra que juiz de futebol não é Deus e pode falhar. O Judiciário brasileiro deveria aprender com isso, ainda mais com tantos juízes que têm time político escancarado. Pode isso, Arnaldo?

COMPARTILHE

COMENTE