Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Sangria (20/03/2019)

Patrulhamento Rural
Os vereadores venecianos Juarez Oliosi e Gleyciaria Bergamim entregaram um documento nesta terça-feira (19), ao tenente-coronel Dal Col, comandante do 2º Batalhão, para mudar os horários de patrulhamento rural no interior. O documento foi assinado por todos os vereadores.

Patrulhamento Rural II
Tendo a iniciativa autorizada por Dal Col, agora o interior de Nova Venécia vai contar com o patrulhamento das 17h às 0h, alterando o que era feito antes, realizado durante o dia. A mudança, segundo os dois vereadores autores do documento, serve para gerar segurança nos horários em que o produtor rural mais necessita.

50% de Redução
O vereador Cabo Tikeira, de Nova Venécia, anunciou na tribuna da Casa na sessão desta terça-feira (19) que pretende apresentar um Projeto de Lei para reduzir pela metade o salários dos parlamentares venecianos. Hoje, o salário é de quase R$ 5.000 (bruto). Parabéns, Tikeira! Normalmente o que se vê é sempre político querendo aumentar o seu próprio salário. Se for pra diminuir, e ainda pela metade, a população vai aplaudir de pé!

A Mudança
Se a proposta de Tikeira for aprovada, ela irá valer somente para a próxima legislatura, a partir de 2021.

Será?
E você, leitor? Acredita que a maioria dos vereadores do Legislativo irá aprovar esta redução? Pode ser que não; pode ser que sim. Vamos aguardar as cenas do próximo capítulo.

Mais
Na verdade, o ‘trem tá ficando bom’ na Câmara de Nova Venécia. Na última semana, o também vereador Biel da Farmácia protocolou um documento (já com seis assinaturas) com o intuito de fazer uma emenda à Lei Orgânica da Câmara, para reduzir de 13 para 9 o número de vereadores. Somente notícias boas.

Economia
Se as propostas apresentadas por Biel e Tikeira forem realmente aprovadas (uma já está com meio caminho andado por ter seis assinaturas) na próxima legislatura a Câmara poderá economizar algo em torno de R$ 2,5 milhões. É disso que o povão gosta!

Anotem!
Nas eleições de 2016, Nova Venécia contou com 134 nomes disputando uma cadeira na Câmara Municipal. Se o salário for realmente reduzido em 50% e o número de vagas cair de 13 para 9, os candidatos em 2020 também cairão pela metade. É fato!

Nova Estação
O outono começa nesta quarta-feira (20) mas parece que ainda estamos no início do verão. Está quente pra ‘dedéu’!

Confirmação
A bela jornalista Maria Júlia Coutinho, a Maju, falou da temperatura capixaba no Jornal Nacional da última segunda-feira. Em média deste ano, estamos com quase 3 graus a mais que no mesmo período de 2018. Que loucura! E nos próximos anos, onde é que vamos parar!

Cobrança
O Correio9 tem 14 anos e, no mínimo, umas 20 vezes já cobramos para que a Prefeitura de Nova Venécia reconstruísse a Roda D’água do Casarão, na Cachoeira Grande, Centro da cidade. O prefeito Barrigueira garantiu que agora sai. Queremos ver!

Protesto
Familiares de presidiários fecharam um trecho da BR 101 em São Mateus nesta segunda-feira (17). Segundo os manifestantes, os detentos estavam sem produtos de higiene pessoal há mais de dois meses e durante visitas constataram sinais de espancamentos, marcas de tortura, membros quebrados e hematomas gerados por supostos tiros de balas de borracha.

Sejus
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou, por nota, que os kits higiene são entregues semanalmente aos internos. O único item que não constava no kit era o barbeador, mas há uma semana voltou a ser fornecido. Segundo o órgão, existe um registro de agressão entre internos na última semana e já foi aberto um procedimento administrativo disciplinar para apurar o caso. Ratificou ainda que denúncias podem ser registradas junto à Corregedoria da Secretaria.

O Cão
Existem muitos motivos para um relacionamento amoroso chegar ao fim. Neste domingo (17), em São Mateus, uma esposa pediu o divórcio de seu marido após o filho mais novo do casal bater em seu cachorro. Aconteceu que a mulher não gostou e deu um tapa no ‘traseiro’ de seu filho para repreendê-lo, isso fez com que o seu marido reagisse, e ele arremessou o cão para fora de casa. A mulher ficou mais irritada ainda e saiu do domicílio para fazer companhia ao cachorro do lado de fora. Depois de mais ou menos uma hora, a mulher voltou para dentro da residência e começou a organizar seus documentos, para então revelar que queria o divórcio. O caso foi parar na Delegacia da Polícia Civil.

Por Pouco
Uma partida de futebol entre jogadores de Linhares e Jaguaré que aconteceu no último domingo (17) quase acabou em tragédia. Depois de uma ‘entrada’ forte em um jogador jaguarense, os jogadores envolvidos começaram a discutir, até que a ‘vítima’ fez um gesto para um de seus amigos que acompanhava o jogo ordenando que atirasse no jogador linharense. O tiro acertou o ombro do jogador, que foi socorrido no Pronto Socorro do município. O autor do disparo não foi encontrado pela polícia. Que coisa, nem no futebol do fim de semana temos mais paz…

Divulgação de Luxo
Nesta terça-feira (19) vários carros de som começaram a divulgar a chegada do Super Star Circus (O Circo do Bananinha do SBT) à Nova Venécia, que terá sua estreia nesta próxima quinta-feira (21), na Cidade Alta. Porém, entre os diversos veículos, um chamou a atenção de toda a cidade. Com alto-falantes acoplados ao teto, um Camaro amarelo convidava a todos para irem ao circo (sim, Camaro, o carro esportivo de luxo, aquele da música: “agora eu fiquei doce igual caramelo, ‘tô tirando onda de Camaro amarelo…”) Muita gente tirou fotos e comentava que “esse circo deve ser bom; olha só o carro de divulgação”. Vamos lá conferir se é mesmo, né!

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here