Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Sangria (18/04/2018)

Low Carb
Empresários venecianos vêm apostando no triunvirato Academia/bicicleta/corrida que tomou conta da população de Nova Venécia numa onda fitness jamais vista na história. Em pouco menos de dois anos a cidade assistiu à abertura de três lojas que comercializam alimentos livres de açúcar, gordura, lactose, trigo, glúten e outros vilões para o corpo humano.

Sucesso
Isso é muito bom para a saúde e para quem vende. Um estabelecimento desses na época em que Nova Venécia vivia o ciclo da madeira (décadas de 1950, 1960, 1970 e 1980) seria considerado ‘persona non grata’, tendo em vista que naquele tempo, após o duro batente nas matas, a onda era tomar cachaça e comer torresmo nos botecos da cidade.

Raiz
Bicicleta era para chegar ao trabalho nas serrarias, quase nunca com distância menor que três quilômetros; corrida para chegar logo em casa e academia era puxar catraca de caminhão com pesadas toras como anilhas.

Chame Gente
Já anunciado por esta coluna que o Brasil ultrapassou recentemente a casa de um milhão de advogados. Por conta disso o Exame da Ordem feito pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresenta-se cada vez mais difícil para o bacharel que almeja a tão sonhada carteira vermelha.

Saída
Para não ter que passar pelo perrengue de encarar a prova, o bacharel em Direito, Antonio Carlos Jaudy, de Cuiabá-MT, protocolou, na última sexta-feira (13), um pedido de registro de advogado ativo junto ao Ministério do Trabalho em Mato Grosso, alegando que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está extinta no País desde 1991, por um decreto do ex-presidente da República, Fernando Collor de Mello.

Decisão
Agora, a pendenga está nas mãos da ‘Dona Justiça’ que certamente deve ‘barrar’ o intento do bacharel. Caso saia vitorioso, Antônio Carlos abrirá excedentes para que milhões de bacharéis recebam o título de advogado sem encarar o Exame da Ordem.

Frio?
Uma queda mínima na temperatura ontem já foi motivo para o povo da província tirar o agasalho do armário….

Lar
A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta segunda-feira (16), a redução dos juros para financiamento da casa própria e o aumento do percentual do valor a ser financiado para compra de imóvel usado. As mudanças já estão valendo e são para linhas de financiamento que utilizam recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo.

Percentual
O percentual do valor a ser financiado dos imóveis usados subiu de 50 para 70%. Para unidades novas, foi mantido o percentual de 80% no teto do financiamento.

Quero Mais
Se o leitor desta nota não for servidor do Judiciário, certamente deve achar que a vida deles tá mansa e que não precisam de reajuste salarial por motivos óbvios. Mas para os tais servidores não é assim que a banda toca. Por isso, mais de 200 servidores decidiram em assembleia-geral, realizada no dia 12 de abril, realizar uma vigília, no próximo dia 27, em frente ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Na pauta, “Campanha salarial de 2018 e mobilizações”, onde se pleiteia ‘ao menos’ os 5% do reajuste anunciado pelo Governo do Estado recentemente.

Páreo
A Rede Vitória apresentou nesta segunda-feira, 16, a primeira pesquisa de intenção de votos dos capixabas com registro na justiça eleitoral, realizada pelo Instituto FlexConsult, em parceria com a TV Vitória. Os números apontam que na corrida pelas duas vagas de senadores, três candidatos aparecem em situação de empate técnico na pesquisa de aprovação espontânea, quando não são apresentados os nomes dos concorrentes às vagas. Magno Malta (PR) aparece com 6,5% da preferência, seguido por Amaro Neto (PRB), com 5,3%, e Ricardo Ferraço (PSDB), com 5,2%.

Terrinha
Pelos lados de Nova Venécia, os rumores dos possíveis candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa ecoam forte. Oito nomes já se declararam pré-candidatos a deputado estadual, são eles: Adelson Salvador (PSDB); Padre Honório (PT); Antonio Emílio (PPS); Biel da Farmácia (PV); Marco Aurélio (Avante); Risonete Oliveira (Solidariedade); Clio Venturim (PRB) e Toninho Promoções (PROS). Já para a disputa de deputado federal, dois nomes aparecem no cenário veneciano. Dionízio Gonzaga (DEM) e Wemerson Nogueira (Rede).

E é do PSDB…
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (17) receber a denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por suposta prática de corrupção passiva e obstrução de Justiça. Com isso, o senador será transformado em réu pela primeira vez.
Por unanimidade, os cinco ministros da turma (Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Alexandre de Moraes) admitiram a abertura de processo por corrupção. É a justiça mostrando para os céticos que pau que dá em Chico, também pode dar em Francisco.

No Zenorzão
Para quem gosta de futebol, uma boa pedida para esta sexta-feira (20) é ir prestigiar os amistosos entre Nova Venécia e Nanuque (MG), em confrontos das equipes sub-11, sub-13 e sub-15, futebol de base que disputa a Copa A Gazetinha. As partidas têm início a partir das 18h30, no Estádio Zenor Pedrosa Rocha. A realização é da Secretaria Municipal de Esportes, com apoio da Prefeitura de Nova Venécia.

Não
Amanhã, quinta-feira, 19 de abril, é o Dia do Índio. Há campanhas na internet para que as escolas não reproduzam nos estudantes a ‘cara pintada’ e os demais apetrechos que, segundo os pedidos, caricaturam o índio como uma fantasia. Difícil será convencer os estudantes mirins a aceitar esse ‘mimimi’.

Baby do Brasil
“Todo dia, era Dia de Índio, mas agora ele só tem o dia 19 de abril”.

COMPARTILHE

COMENTE