Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Sangria (17/01/2018)

Divisão
67 municípios capixabas que não exploram petróleo e gás terão 30% divididos entre si do ICMS e Royalties no chamado Fundo para Redução das Desigualdades Regionais. Os valores advém da compensação financeira que o Estado recebe pela exploração do petróleo e do gás natural no litoral capixaba.

 

Rico e Pobre
Cariacica com 5,6% dos royalties; Guarapari com 4,7%; e Cachoeiro de Itapemirim com 3,6% terão o maior índice. Já Mucurici (0,58%), São Domingos do Norte (0,61%) e Dores do Rio Preto (0,81%), ficarão com a menor fatia. Nova Venécia entra com 1,55%.

 

Será?
As redes sociais se inundaram esta semana de um quadro comparando as músicas brasileiras entre as mais tocadas em 1997 e as mais tocadas em 2017. Na primeira lista, nomes do quilate de Renato Teixeira, Roberto Carlos e outros. Na segunda lista, ai ai, Pablo Vittar, Anitta, etc… Muita gente compartilhou a publicação como se ouvisse a lista de 1997, mas, no fundo, 99% alimenta a lista de 2017. Triste fim da música brasileira.

 

Lá Atrás
Esse tipo de posicionamento é comum. Na década de 1990, quando o ex-presidente da República Fernando Collor de Mello sofreu impeachment, não se achava uma alma que assumisse ter votado no ‘Caçador de Marajás’, mas nas urnas ele teve a estupenda votação de 35 milhões de pessoas.

 

Mais Atrás Ainda
Na verdade essa história de negar o amigo quando o ‘barco afunda’ jaz desde a época em que Jesus estava na terra.
Pedro não negou-lhe uma vez, mas três em menos de uma hora.

 

Sem Fim
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) enviou ao Exército, em Vila Velha, quase sete mil armas para destruição. A totalidade reflete números de armas vinculadas a processos encerrados.

 

O Seu Diário
A partir de fevereiro o Correio9 vai trazer grandes novidades para os seus leitores. Aguardem!

 

Maracutaia
No último domingo, 14, foi suspensa a prova do concurso para procurador do Serviço Colatinense de Saneamento Ambiental (Sanear). Uma aplicadora do exame encontrou problemas ao analisar os envelopes das provas. A polícia foi chamada e o material recolhido.

 

E Agora, José?
A Prefeitura local e a banca organizadora do certame ainda não divulgaram o que pretendem fazer após mais um vexame para meu povo brasileiro.

 

Prejuízo
Esse tipo de situação ‘mata’ o candidato antes mesmo da prova. Quem não mora em Colatina, local da prova, se desgasta em pegar a estrada, pagar hotel, refeição, condução e no fim arca com todo o prejuízo, já que os responsáveis não se mancam e tampouco são penalizados nesse Brasil Varonil.

 

Audiência
A Prefeitura de Nova Venécia marcou para este dia 18 de janeiro, audiência pública para apresentar e debater os termos do Plano de Mobilidade Urbana do Município. O evento será na Câmara Municipal de Vereadores, às 17 horas.

 

Esperar
Como anunciado em primeira mão por este diário, a estrada que liga Conceição da Barra (entroncamento da Rodovia ES 421) a Itaúnas será asfaltada em sua extensão de 20,6 quilômetros. A assinatura do Edital para a obra de pavimentação aconteceu no último domingo, 14, na praça principal da Vila. Sim, político trabalha aos domingos também.

 

Demorou
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) publicou no Diário Oficial (DIO/ES) da última sexta-feira (12) o nome dos estudantes que concluíram o ensino fundamental e médio no Espírito Santo entre 2008 e 2016. São estudantes de escolas públicas e privadas, de praticamente todos os municípios capixabas.

 

Perdeu
As gigantes Suzano Papel e Celulose S/A e a Aracruz Celulose (Fibria) amargaram o não provimento de um recurso impetrado na ação civil pública em que o Ministério Público Estadual (MPES) requer a proibição para novos plantios de eucalipto em Montanha. A decisão em segunda instância se norteou no fato de que havia falhas no Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima) apresentados pelas empresas. Ainda cabem novos recursos.

 

Retiradas
Após muita chiadeira de parte da população de Nova Venécia, a Prefeitura, de forma concomitante com o Detran retirou as placas que indicavam o estacionamento de 15 minutos e alerta do veículo ligado na Praça São Marcos, próxima ao fórum local.

 

Informação É Aqui
Este Correio9 publicará na edição da próxima sexta-feira matéria especial sobre o trabalho do Detran realizado em Nova Venécia com a fixação de novas placas de sinalização, além do reforço na pintura de faixas e demarcações de estacionamento.

 

Duelo
Como diriam os antigos jornalistas, não convidem para a mesma partida de futebol os integrantes das comissões técnicas do time de Nova Venécia (Prefeitura) e o Palestra, também de Nova Venécia.
Nas semifinais da Copa A Gazetinha que se realizaram em Santa Mara de Jetibá e Itaguaçu, os times Sub-11 se encontraram e o Palestra bateu o rival por 3 x 2.

 

Provocação
Até aí era parte do futebol, mas o pós-jogo trouxe muito bate-boca e provocações ao vivo e nas redes sociais. A turma do Palestra – que até então estava por cima, viu no dia seguinte a vitória sobre o Nova Venécia – seu time tomar de 6 x 0 do Solvive, iniciando assim novas provocações de parte a parte. No final ninguém sobreviveu, já que as duas equipes foram eliminadas da competição.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.