Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Sangria (17/01/2018)

Divisão
67 municípios capixabas que não exploram petróleo e gás terão 30% divididos entre si do ICMS e Royalties no chamado Fundo para Redução das Desigualdades Regionais. Os valores advém da compensação financeira que o Estado recebe pela exploração do petróleo e do gás natural no litoral capixaba.

 

Rico e Pobre
Cariacica com 5,6% dos royalties; Guarapari com 4,7%; e Cachoeiro de Itapemirim com 3,6% terão o maior índice. Já Mucurici (0,58%), São Domingos do Norte (0,61%) e Dores do Rio Preto (0,81%), ficarão com a menor fatia. Nova Venécia entra com 1,55%.

 

Será?
As redes sociais se inundaram esta semana de um quadro comparando as músicas brasileiras entre as mais tocadas em 1997 e as mais tocadas em 2017. Na primeira lista, nomes do quilate de Renato Teixeira, Roberto Carlos e outros. Na segunda lista, ai ai, Pablo Vittar, Anitta, etc… Muita gente compartilhou a publicação como se ouvisse a lista de 1997, mas, no fundo, 99% alimenta a lista de 2017. Triste fim da música brasileira.

 

Lá Atrás
Esse tipo de posicionamento é comum. Na década de 1990, quando o ex-presidente da República Fernando Collor de Mello sofreu impeachment, não se achava uma alma que assumisse ter votado no ‘Caçador de Marajás’, mas nas urnas ele teve a estupenda votação de 35 milhões de pessoas.

 

Mais Atrás Ainda
Na verdade essa história de negar o amigo quando o ‘barco afunda’ jaz desde a época em que Jesus estava na terra.
Pedro não negou-lhe uma vez, mas três em menos de uma hora.

 

Sem Fim
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) enviou ao Exército, em Vila Velha, quase sete mil armas para destruição. A totalidade reflete números de armas vinculadas a processos encerrados.

 

O Seu Diário
A partir de fevereiro o Correio9 vai trazer grandes novidades para os seus leitores. Aguardem!

 

Maracutaia
No último domingo, 14, foi suspensa a prova do concurso para procurador do Serviço Colatinense de Saneamento Ambiental (Sanear). Uma aplicadora do exame encontrou problemas ao analisar os envelopes das provas. A polícia foi chamada e o material recolhido.

 

E Agora, José?
A Prefeitura local e a banca organizadora do certame ainda não divulgaram o que pretendem fazer após mais um vexame para meu povo brasileiro.

 

Prejuízo
Esse tipo de situação ‘mata’ o candidato antes mesmo da prova. Quem não mora em Colatina, local da prova, se desgasta em pegar a estrada, pagar hotel, refeição, condução e no fim arca com todo o prejuízo, já que os responsáveis não se mancam e tampouco são penalizados nesse Brasil Varonil.

 

Audiência
A Prefeitura de Nova Venécia marcou para este dia 18 de janeiro, audiência pública para apresentar e debater os termos do Plano de Mobilidade Urbana do Município. O evento será na Câmara Municipal de Vereadores, às 17 horas.

 

Esperar
Como anunciado em primeira mão por este diário, a estrada que liga Conceição da Barra (entroncamento da Rodovia ES 421) a Itaúnas será asfaltada em sua extensão de 20,6 quilômetros. A assinatura do Edital para a obra de pavimentação aconteceu no último domingo, 14, na praça principal da Vila. Sim, político trabalha aos domingos também.

 

Demorou
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) publicou no Diário Oficial (DIO/ES) da última sexta-feira (12) o nome dos estudantes que concluíram o ensino fundamental e médio no Espírito Santo entre 2008 e 2016. São estudantes de escolas públicas e privadas, de praticamente todos os municípios capixabas.

 

Perdeu
As gigantes Suzano Papel e Celulose S/A e a Aracruz Celulose (Fibria) amargaram o não provimento de um recurso impetrado na ação civil pública em que o Ministério Público Estadual (MPES) requer a proibição para novos plantios de eucalipto em Montanha. A decisão em segunda instância se norteou no fato de que havia falhas no Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima) apresentados pelas empresas. Ainda cabem novos recursos.

 

Retiradas
Após muita chiadeira de parte da população de Nova Venécia, a Prefeitura, de forma concomitante com o Detran retirou as placas que indicavam o estacionamento de 15 minutos e alerta do veículo ligado na Praça São Marcos, próxima ao fórum local.

 

Informação É Aqui
Este Correio9 publicará na edição da próxima sexta-feira matéria especial sobre o trabalho do Detran realizado em Nova Venécia com a fixação de novas placas de sinalização, além do reforço na pintura de faixas e demarcações de estacionamento.

 

Duelo
Como diriam os antigos jornalistas, não convidem para a mesma partida de futebol os integrantes das comissões técnicas do time de Nova Venécia (Prefeitura) e o Palestra, também de Nova Venécia.
Nas semifinais da Copa A Gazetinha que se realizaram em Santa Mara de Jetibá e Itaguaçu, os times Sub-11 se encontraram e o Palestra bateu o rival por 3 x 2.

 

Provocação
Até aí era parte do futebol, mas o pós-jogo trouxe muito bate-boca e provocações ao vivo e nas redes sociais. A turma do Palestra – que até então estava por cima, viu no dia seguinte a vitória sobre o Nova Venécia – seu time tomar de 6 x 0 do Solvive, iniciando assim novas provocações de parte a parte. No final ninguém sobreviveu, já que as duas equipes foram eliminadas da competição.

COMPARTILHE

COMENTE