Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Sangria (13/12/2017)

Hilário
Durante a transmissão da final do Campeonato Veneciano de Futebol, no último domingo, o locutor de uma rádio da região convoca o trepidante à beira do campo: ‘e aí, o que aconteceu na jogada fulano?’.
– ‘O camisa 10 que não sei o nome sofreu falta’….

Bom Também
A premiação do Campeonato Veneciano agrada a todos. Ao artilheiro e goleiro menos vazado, sacas de café. Já o melhor jogador do certame faturou uma caixa de cerveja. Futebol raiz é isso!

Mudando
O Provimento 63 da Corregedoria Nacional de Justiça, que dita as regras para emissão por parte dos cartórios de registro civil em relação à certidão de nascimento, casamento e óbito, traz a novidade de que a partir de agora estes documentos terão o número de CPF obrigatoriamente incluído.

Dura Lex
A turma da Câmara dos Deputados aprovou uma de três emendas do Senado ao Projeto de Lei 5568/13, para aumentar a pena de homicídio culposo na direção de veículo automotor cometido por condutor sob efeito de álcool ou drogas. A matéria irá à sanção.

O Que Muda?
A pena atual é de detenção de dois a quatro anos; confirmadas as Emendas, passaria para reclusão de cinco a oito anos. A penalidade administrativa de suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor continua valendo.

Scout
E é bom que as penas sejam mais rígidas, pois só no Estado foram registrados mais de 3 mil acidentes, só na BR-101 em 2017.
Exatamente a conta chegou em 3.296 acidentes nos 475 quilômetros da rodovia.

Campeão
O maior número de acidentes em 2017 foi registrado no mês de janeiro, com 1.283 ocorrências. Nos balanços de tipos de acidentes mais frequentes, as colisões lideram o ranking, com 2.255 registros, sendo a maior delas, a colisão traseira.

Jorge Ben Jor
“Chove chuva, chove sem parar…”

Campeão
Flamengo x Independiente da Argentina decidem na noite desta quarta-feira (21:45, horário de Brasília), quem será o campeão da Copa Sul-Americana 2017. O time portenho venceu a primeira na Argentina por 2 x 1 e agora joga pelo empate.

Nas Águas
O Governo do Estado já agraciou os servidores com abono de R$ 1 mil neste fim de ano. Agora, a Assembleia Legislativa deve copiar a iniciativa e o valor. Feliz de quem nesse momento é um servidor dessas administrações.

Aqui
Vale lembrar que a Câmara de Vereadores de Nova Venécia também concedeu abono aos servidores, de R$ 600,00.

Vanguarda
Por falar em Câmara, o presidente da Casa, Antonio Emílio abraçou a ideia deste diário de chamar o Campeonato Municipal de Futebol Amador de ‘Campeonato Veneciano de Futebol’. Assim publicou em seu Facebook: ‘Parabéns ao Operário. Campeão Veneciano de Futebol 2017”.

Segunda
Ainda na Casa de Leis veneciana, o vereador Biel da Farmácia protocolou sua defesa na tarde desta segunda-feira. O edil foi denunciado por supostamente marcar exames para favorecer-se politicamente.

O Que Está Escrito?
Na tese defensiva o vereador negou todo o conteúdo da denúncia e disse que esta se deu por e-mail, sem nenhum tipo de prova e sem nenhuma identificação do autor, o que fere a Resolução 375/2009 que rege tal fim e que requer elementos convincentes para que a denúncia tenha seguimento, o que em seu entendimento não houve.

Futuro
Agora, a Comissão sindicante criada para analisar a denúncia recebida, e que é presidida pelo vereador Juarez Oliosi decidirá pelo fim ou não do imbróglio. Aguarde palavras do próximo ‘versículo’…

Quase Lá…
A malfadada Eco 101, empresa que cuida da BR-101, enfim entregou os primeiros quilômetros duplicados da estrada. A partir da última segunda-feira, 11, já se percorrem os 2,5 quilômetros entre os km 363 e 366, em Anchieta, no sul do Estado. A BR-101, ao todo, contempla mais 460 quilômetros de rodovia.

Mais Um Bahia
Após promover debates sobre a corrupção e a violência, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), realizou nesta segunda-feira, 11, o “III Encontro MP Debate: Povos de Rua e o Direito à Cidade”, evento que aconteceu no auditório do Complexo Administrativo da Procuradoria-Geral de Justiça. A demanda da vez foi discursar a questão da população em situação de rua no Estado do Espírito Santo.

Ação
Em que pese a boa vontade dos MP’s, talvez seria de bom alvitre utilizar a verba, que não é pouca, usada para promover esses encontros e aplicá- las efetivamente em ações, deixando o belo discurso de lado. Já fizeram debate sobre violência e essa só vem aumentando. Corrupção, idem. Agora, para tratar gente que vive na rua o melhor remédio é abrigo, carinho, remédio e comida. Palavras, como diziam os antigos, não enchem a barriga de ninguém.

Alívio Imediato
Depois de RPM, em 2016, e Biquíni Cavadão, em 2017, bandas consagradas do rock nacional, a organização do Sama Rock Festival já anunciou a atração da terceira edição do evento: o cantor Humberto Gessinger (a voz e a alma dos Engenheiros do Hawaii) vai se apresentar em São Mateus no dia 05 de maio de 2018, no Ginásio da Escola Master. Para quem curte rock, duas horas de show é melhor do que duas décadas de Anitta, Pablo Vittar, e dezenas de outros por aí…

COMPARTILHE

COMENTE