Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Sangria (10/01/2018)

Agora Vai
Informações obtidas por esta coluna dão conta de que, finalmente , após tantas idas e vindas a Avenida Guanabara, em Nova Venécia, vai ser pavimentada.
O projeto tem custo de pouco mais de 6 milhões, sendo que 5 milhões serão custeados pelo Governo do Estado, sobrando pouco mais de 1 milhão para o município. A previsão é de que a obra termine em dezembro de 2018.

 

Leia
Bombou no portal deste Correio9 a notícia de que a Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU) abriu processo seletivo para Designação Temporária (DT) na área de educação.
Muita gente empolgada e até emitindo links para os amigos para anunciar a boa nova. Uma coisa é certa. Se não estudar, a empolgação logo, logo, passará.

 

Aumentando
O que todo mundo percebe agora é fato. Os números revelam que houve um aumento de 20% do número de homicídios em 2017 se comparado a 2016. No ano de 2015, foram registrados, em todo o estado, 1181 homicídios. No ano seguinte, em 2016, esse número subiu para 1403 casos e o em 2017 chegou ao fim com 1625 homicídios, 222 a mais que o registrado no ano anterior.

 

Campeão
Adivinha quem é o campeão? Acertou. O município da Serra registrou o maior número de mortes em toda a Grande Vitória, com 312 pessoas mortas em 2017. No anterior, foram 267 assassinatos.

 

Aqui
E Nova Venécia que não fique rindo desta notícia pelos cantos. A coisa aqui anda feia também. São inúmeros assaltos durante o dia e à noite e também alto índice de homicídios, se comparado com anos anteriores.

 

Mais
Foge à alçada da polícia combater outro tipo de crime, mas até bebê recém-nascido (abandono de incapaz) foi encontrado no outrora pacato Bairro Margareth, que além de ser o campeão municipal em registro de dengue, agora quer também o título de ‘onde tudo acontece’.

Lotada
A Ilha de Guriri está fervendo de gente. Estamos em crise?

 

No Campo
As equipes de Nova Venécia que disputam as finais gerais da Copa A Gazetinha no Sul do Estado entraram em campo nesta terça-feira.
O Nova Venécia Sub-11 bateu Braço do Rio por 1 x 0 e joga nesta quarta-feira contra o Olímpico, de Bom Jesus do Norte. Já a equipe Sub-11 do Palestra perdeu para Fundão por 3 x 2 e está eliminada. O Palestra ainda tem duas cartas na manga: o Sub-13 e o Sub-15 vão a campo também nesta quarta-feira buscando avançar na competição.

 

Telona
Começou na última sexta-feira, 5, o 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante. O evento segue até o início de fevereiro e ainda passará pelos municípios de Aracruz, Anchieta, São Mateus e Vitória. O evento acontece em todos os balneários do Espírito Santo com uma programação gratuita de filmes, com início sempre às 19 horas, para todas as idades

 

Visita
O ministro da Educação Mendonça Filho estará no Espírito Santo, nesta quarta-feira (10), para anunciar a liberação de recursos para o Estado e municípios. O anúncio será realizado durante solenidade, às 10 horas, no Palácio Anchieta.

 

Cuidado
Os motoristas que têm passado pela rodovia que liga Nova Venécia a São Mateus ignorando os ‘200’ radares’ que cortam a via devem ficar atentos.
Em breve os aparelhos voltarão a funcionar. Nesta segunda-feira aconteceu a verificação de 50 deles, espalhados por rodovias capixabas e não demoram a voltar à ativa.

 

Educação
Em que pese os radares estarem inertes, a boa educação e senso demandam que o motorista reduza a velocidade nos trechos onde estes se encontram. Estão fincados em sua maioria nas marginais das comunidades, o que implica gente por perto. Mas como estamos no Brasil, o negócio é ignorar e ‘aproveitar’.

 

Atuando
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) informa que o horário de funcionamento da Procuradoria-Geral de Justiça e das Promotorias de Justiça nas segundas-feiras do mês de janeiro de 2018 será, excepcionalmente, das 12h às 19 horas.

 

Voltando
Já a turma do Judiciário voltou nesta segunda-feira, 8, com o recomeço dos trabalhos em todo o Estado. No entanto, por determinação do novo Código de Processo Civil (CPC), os prazos processuais continuam suspensos até o dia 20 de janeiro. Não há suspensão de prazo apenas em matéria criminal.

 

Sem Registro
A turma fitness deve ficar atenta. Na última sexta-feira, 5, foram denunciados pelo Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF 1), que cobre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro, 65 falsos profissionais orientando atividades de Educação Física em academias e outros estabelecimentos no Espírito Santo. As irregularidades não param ai: 143 casos de estabelecimentos fora do regulamento foram registrados em 25 municípios capixabas.

 

Onde?
O Conselho não listou as academias que estavam irregulares, mas apontou que a Serra (de novo, campeã), foi o município com maior número de flagrantes, 15; seguida por Vila Velha, com nove, e Vitória, com oito irregularidades.

 

Entidades
Além dos profissionais, o CFRE 1 listou ainda 78 estabelecimentos que não possuíam registro de pessoa jurídica e nem responsável técnico nomeado. A demanda do exercício ilegal foi encaminhada ao Ministério Público. Já os estabelecimentos irregulares estão com processos em andamento no Departamento Jurídico do Conselho.

 

Fim de Coluna
“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez…”

COMPARTILHE

COMENTE