Coluna exclusiva do Jornal Correio9 – Sangria (08/08/2018)

Surto
Um surto de malária levou a Prefeitura de Vila Pavão a decretar estado de emergência no município nesta terça-feira, 7. Em uma semana, foram registrados 80 casos da doença na região, sendo 62 em Vila Pavão e outros 18 em Barra de São Francisco.

Explodiu
Os casos de malária registrados nas duas cidades já superam as notificações de todo o Estado, em 2017, quando ocorreram 49 casos.

Força-tarefa
Vila Pavão criou uma força-tarefa para inibir a proliferação da doença, com o uso de carros fumacê e orientações à população. Foi montado um laboratório que oferece assistência aos moradores com sintomas da doença, além de realizar exames com resultado mais rápido, em cerca de 30 minutos.

Origem
O surto é causado por um protozoário, encontrado, principalmente, na Região Serrana do Estado. Médicos e o Governo acreditam que alguém foi infectado naquela região e, posteriormente, contaminou outras pessoas na Região Noroeste.

Atenção!
A transmissão da malária ocorre pela picada do mosquito Anopheles Stephensi, chamado de mosquito prego, que também se reproduz em água parada. Os sintomas são febre seguida de muito suor, calafrios, tremedeira, vômitos e forte dor de cabeça.

Sem Festa
Diante da situação de emergência decorrente do surto de malária, Vila Pavão suspendeu a realização da 21ª Pomitafro, que seria realizada no período de 26 de agosto a 2 de setembro no parque de festas do município. A prioridade, agora, é outra.

Tem Festa
A Prefeitura de São Mateus divulgou a programação das festividades em comemoração aos 474 anos de emancipação política do município. Os festejos serão realizados em parceria com a ABAVAM (Associação dos Artesãos, Bartendes e Vendedores Ambulantes de São Mateus-ES).

A Programação
A festa de São Mateus vai de 19 a 23 de setembro. Dia 19 tem show com o Padre Alessandro Campos. Dia 20, Silvano Sales. Dia 21, Thiago Brava. Dia 22, Amado Batista e, em seguida, Zé Felipe. Dia 23, Humberto e Ronaldo.

Pechincha
Quem passa pelas feiras livres, de Nova Venécia, não se decepciona com os preços, que estão, impressionantemente, acessíveis. Verduras e hortaliças, de todos os tipos, estão à disposição de todos. São três feiras na cidade, duas na Cidade Alta e uma próxima à rodoviária.

Vapt-Vupt
Há um parque – com inúmeras atrações – montado próximo ao Posto Ferrari, na saída de Nova Venécia para Boa Esperança, e que conta minhocão, barco viking, carrinho de bate-bate, entre outros brinquedos legais. O local tem recebido muitas pessoas, porém, a reclamação é uma só: o tempo para a criança brincar é de apenas 3 minutos (ao valor de R$ 5 o ingresso). Deveria ser, pelo menos, de 5 a 6 minutos para compensar.

Reflexão
Uma postagem feita nas redes sociais (foto ao lado), pelo historiador veneciano Rogério Frigerio Piva fornece uma, extraordinária, reflexão. É o retrato que vemos por todos os rincões deste país.

Nove
Exatamente! Nova Venécia tem nove nomes para serem registrados no TRE, para a disputa de deputado estadual nas eleições deste ano. O mercado político aposta que alguns ainda irão desistir.

Em Baixa
Os partidos têm até o dia 15 para registrar as candidaturas. No entanto, a composição das chapas tem enfrentado problemas com o percentual mínimo de mulheres candidatas. A maioria não conseguiu os 30%, exigidos pela lei. Se não aparecer mulher, vão ter que cortar homens para alinharem as proporções.

Em Alta
O Brasil tem 147.302.344 eleitores, sendo 69.901.036 homens e 77.337.907 mulheres. Portanto, são 7.436.871 mulheres a mais do que homens. Mas, na política, as mulheres, ainda, são minoria. Como criar normais legais para reduzir e punir o machismo, se estas normas são feitas “exclusivamente” por homens? Fica a dica, mulherada!

Aliás,
Poucas mulheres encabeçam as chapas majoritárias. Mas virou moda escolher mulher para vice de tudo.

Toque de Caixa
Segundo um dos candidatos a deputado estadual, que esteve esta semana na Redação do Correio9, muitos pré-candidatos lançaram seus nomes sem pensar no financiamento da campanha. Antes disso, em entrevista a este diário, o deputado federal, Evair de Melo (PP-ES), disse que esta será a campanha do toque de caixa.

Em Linhares
Está marcada! No dia 23 de outubro será realizada, no Fórum de Linhares, a audiência de instrução e julgamento do casal de pastores, Juliana Pereira Salles Alves e Georgeval Alves Gonçalves, acusados das mortes dos filhos Kauâ e Joaquim, que morreram carbonizados em sua residência, no dia 21 de abril. Como o processo tramita em segredo de Justiça, a audiência não será aberta ao público, conforme informou o Tribunal de Justiça do Espírito Santo.

Vai Fechar…
A Boate Imperium Pub, de Nova Venécia, realizará sua última festa nesta próxima sexta-feira (10). A casa noturna vai fechar, definitivamente, suas portas, depois de quatro anos de atividade. É uma pena… É mais um entre tantos estabelecimentos noturnos que já encerraram suas atividades na cidade.

Maldade
Um leitor da coluna nos informa que o tempo de 8 segundos que Bolsonaro terá na propaganda eleitoral da TV, dá pra ele apresentar todas as suas propostas e ainda sobram 8 segundos.

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.